Connect with us

ACRE

Academia Brasileira de Direito do Trabalho elege juíza do TRT-RO/AC e primeira acreana da história para cadeira vitalícia

Publicado

em

Uma acreana irá ocupar pela primeira vez na história do Acre e do TRT14, uma cadeira vitalícia na Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT). A entidade, que neste ano completa 43 anos, elegeu no dia 21 de junho a juíza do Trabalho Titular da Vara do Trabalho de Plácido de Castro/AC, Christiana D’Arc Damasceno Oliveira Andrade Sandim, para ocupar a cadeira de n. 34.

A escolha foi feita por uma comissão instituída pelo Ato n. 129, de 7 de junho de 2021, composta pelos acadêmicos Vólia de Menezes Bomfim, presidente e membro da cadeira n. 77, Gustavo Filipe Barbosa Garcia, membro da cadeira n. 27, e Eduardo Henrique Raymundo Von Adamovich, titular da cadeira n. 36. A magistrada do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC) recebeu 68 dos 82 votos possíveis.

A cadeira tem como patrono Francisco Morato, primeiro presidente eleito e um dos fundadores do Instituto dos Advogados de São Paulo – instituição que antecedeu a OAB/SP.

Em uma rede social, a juíza que atua há 17 anos na jurisdição, manifestou a sua gratidão e destacou o fato para o estado do Acre. “Mais do que vivência individualmente considerada, essa conquista afetará, de modo histórico, em latitude e longitude, de certo, a existência daqueles/as que vivem nesse meu esperançoso e natal Estado do Acre. Um imenso contentamento poder tomar parte e propiciar, de modo concomitante aos próprios sonhos, também que o Estado tenha representação por meio de estudiosa radicada no território, pela primeira vez, na atuante ABDT”, registrou.

Christiana afirmou ainda que espera seguir atuando em favor do Direito e do Processo do Trabalho, em perspectiva colaborativa. “Desejo também, com trabalho dedicado e serviço firme, em qualquer espaço em que estiver, respeitando a caminhada d@s que já estavam e daquel@s que depois chegam, continuar aprendendo e honrar a ancestralidade dos povos tradicionais, das ribeirinhas e dos ribeirinhos (também d@s viventes urbanos), das vidas que se libertam do trabalho infantil, da gente simples e que não desiste”, completou.

A presidente do TRT-RO/AC, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, enalteceu o fato da primeira acreana e juíza do Regional fazer parte da respeitada Academia. “Para nós é motivo de muito orgulho ver uma magistrada radicada no Acre assumir uma cadeira na ABDT. Christiana D’Arc colhe os frutos de sua dedicação e amor que sempre demonstrou pela Justiça do Trabalho”, ressaltou.

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Acre (UFAC), Christiana D’Arc Damasceno Oliveira Andrade Sandim é também professora e doutora em direito e autora das obras “Direito do Trabalho Contemporâneo  – Efetividade dos Direitos Fundamentais e Dignidade da Pessoa Humana no Mundo do Trabalho”, “Direito do Trabalho em Movimento”, ambos pela Editora LTr, e “Piá – Todos os super poderes contra o trabalho infantil”, além de artigos publicados em obras coletivas e periódicos especializados do país.

Em 2020, foi finalista no 17º Prêmio Innovare, na categoria Juiz, com o “Projeto Judiciário Humanizado e sem Fronteiras” realizado na Vara do Trabalho de Plácido de Castro/AC.

Com informações de Em Rondônia.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas