Connect with us

SAÚDE

Sesacre registra três mortes por coronavírus nesta terça, 13; homem de 34 anos está entre as vítimas

Publicado

em

Agência AC

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registra 11 casos de infecção por coronavírus nesta terça-feira, 13, sendo estes casos confirmados por exames RT-PCR, fazendo com que o número de infectados salte para 86.492 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 234.110 notificações de contaminação pela doença, sendo que 147.567 casos foram descartados e 51 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 82.825 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 70 pessoas seguem internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Três notificações de óbito foram registradas nesta terça-feira, 13 de julho, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para em 1.770 em todo o estado.

Óbito do sexo masculino:

Morador de Rio Branco, J.A.S., de 34 anos, deu entrada no dia 22 de junho, no Pronto-Socorro de Rio Branco, e faleceu no dia 12 de julho.

Óbitos do sexo feminino:

Moradora de Sena Madureira, H.S.C., de 84 anos, deu entrada no dia 9 de julho, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e faleceu no dia 11 de julho.

Moradora de Rio Branco, J.A.S, de 88 anos, deu entrada no dia 7 de julho, no Into-AC, e faleceu  no dia 12 de julho.

Sobre os casos de Covid-19 no estado, acesse:

BOLETIM_AC_COVID_ 13-07-2021

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:

http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAÚDE

Rio Branco avança com a vacinação infantil, nesta quinta: Veja os pontos disponíveis

Publicado

em

Por

Dircom

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, emitiu uma Nota Técnica, nesta quarta-feira, 19, sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19.

O município está avançando na vacinação pediátrica contra o coronavírus e vai reduzir a faixa etária de vacinação para crianças a partir de 10 anos de idade, nesta quinta-feira, 20.

Além disso, todas as crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades e/ou deficiência permanente, terão prioridade nesta etapa, em atenção à recomendação do Ministério da Saúde (MS), e serão vacinadas.

A Secretaria Municipal de Saúde, Sheila Andrade, ressaltou a importância dos pais ou responsáveis levarem as crianças para receber a imunização. “Você que tem uma criança em casa, nessa faixa etária, procure as unidades, leve seu filho para se imunizar, para que a gente consiga, o mais rápido possível, espantar essa pandemia. Nós estamos em um período muito difícil, estamos agora em uma nova variante e essa nova variante também está dando em criança. Então, você que tem essa oportunidade, leve o seu filho para vacinar”, destacou a secretária.

O andamento do processo vacinal ocorre de forma decrescente à medida que a demanda na faixa etária se esgota. Para ser imunizada, toda criança deve estar acompanhada do pai, da mãe ou responsável legal. Os responsáveis devem assinar o Termo de Autorização e receber as informações sobre possíveis reações esperadas da vacina. As crianças que possuem comorbidades devem apresentar a prescrição médica para vacinação. Além disso, a vacinação infantil vai ocorrer de forma diferenciada, após a vacinação, a criança precisa ficar de repouso na sala de vacinação com o responsável por cerca de 20 minutos.

As Unidades de Saúde da Família (USF) disponíveis para vacinação exclusiva de crianças com horário de funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 16h são:

  • USF Manoel Bezerra, Cidade do Povo;
  • USF Gentil Perdome da Rocha, Conjunto Esperança;
  • USF Dr. Mário Maia, Cidade Nova (Em frente a Praça da Juventude);
  • USF Maria Áurea Vilela no Cadeia Velha;
  • USF Vitória, Bairro Vitória/Regional São Francisco;
  • USF Maria Verônica, Bairro Preventório.

Relação das comorbidades priorizadas

  • Diabetes Mellitus
  • Pneumopatias crônicas graves
  • Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
  • Hipertensão arterial estágio 3
  • Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidades
  • Insuficiência cardíaca (IC)
  • Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
  • Cardiopatia hipertensiva
  • Síndromes coronarianas
  • Valvopatias
  • Miocardiopatias e Pericardiopatias
  • Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovanosas
  • Arritmias cardíacas
  • Cardiopatias congênitas no adulto
  • Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
  • Doença cerebrovascular
  • Doença renal crônica
  • Imunossuprimidas
  • Anemia falciforme
  • Obesidade mórbida
  • Síndrome de Down
  • Cirrose hepática
  • Pessoas com deficiência permanente
Continue lendo

SAÚDE

Tá no Diário: Portaria que suspende férias e licenças dos servidores a Saúde é publicada

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Foi publicada na edição de hoje (19) do Diário Oficial do Estado (DOE), a portaria N° 11/2022 assinada pela Secretária Municipal de Saúde de Rio Branco, Sheila Vieira, que suspende as férias e licenças especiais e licenças prêmios dos servidores da área da saúde. A medida segue por conta da Situação de Emergência em Saúde assinada pelo prefeito Tião Bocalom (PP).

A Situação de Emergência assinada na semana passada foi por conta do aumento do número de casos de Covid-19, Influenza. Com isso, os profissionais que estavam de férias, licença, devem retornar aos trabalhos no prazo de 72 horas a contar a partir de hoje.

Sheila também informou que “ficam suspensas a contar de 1° de fevereiro, todas as férias, licenças e afastamentos legais dos profissionais da saúde municipal ou daqueles que desempenham funções essenciais”.

Ela também informou que “as licenças para tratamento de interesse particular caso necessário, serão interrompidas pela Secretaria Municipal, por motivo de força maior” e em caso excepcionais “os servidores acima de 60 anos, com comorbidades tais como cardiopatia, doenças renais, asma, diabetes, responsáveis por cuidar de uma o mais pessoas com Covid-19, gestantes e lactantes, positivos para Covid-19 (…) deverão passar pela Junta Médica do município e os que estão com Covid-19 deverão apresentar teste ou atestado médico.

Continue lendo

SAÚDE

Com novo contrato, Sesacre já realizou 9 cirurgias de coluna em Rio Branco

Anteriormente, unidade encaminhava pacientes para aguardarem em fila de espera de outro hospital

Publicado

em

Por

Assessoria

Nove pessoas já foram operadas da coluna no Pronto Socorro de Rio Branco em menos de dois meses. Os números refletem as transformações estruturais pela qual a unidade passou e que viabilizaram maior capacidade de atuação. Anteriormente, o paciente que recebia o diagnóstico da necessidade da intervenção cirúrgica era encaminhado para a Fundação Hospital do Acre (Fundhacre) e aguardava em uma lista de espera.

Nos próximos dias, outras três pessoas devem passar pelo procedimento, segundo informou o médico André Nunes Machado, especialista em coluna vertebral da equipe médica ortopédica desde novembro de 2021, quando a empresa Medtrauma passou a gerir o Pronto Socorro de Rio Branco. “A espera poderia durar meses e hoje não, quem chega aqui com essa necessidade já passa para a internação e sai daqui operado”, pontua.

Para que as cirurgias ortopédicas de coluna pudessem ser realizadas na unidade de urgência e emergência, foi necessária a realização de adequação do corpo técnico que atuava no local. Enfermeiros, maqueiros e médicos receberam capacitação para estarem aptos a lidarem com cirurgias de alta complexidade. Além disso, o espaço físico também precisou passar por adequações.

“Era inadmissível ter uma unidade desse porte e considerada de referência no estado, com um setor de ortopedia que não era habilitado a realizar esses procedimentos de extrema importância para a população. Quando assumimos aqui realinhamos todo o corpo técnico, fizemos contratações e capacitações para que essa problemática fosse solucionada. E estamos tendo excelentes resultados”, pondera Machado.

A empresa Medtrauma assumiu o setor de ortopedia em novembro de 2021 e ainda em novembro já havia sido realizada a primeira intervenção para reparação do traumatismo raquimedular (TRM), isto é, uma lesão que ocorre em qualquer região da medula espinhal. “É um dano em uma região sensível e o transporte do paciente para outra unidade representava riscos”, explicou o médico.

Novo direcionamento

A Medtrauma atua no Pronto Socorro de Rio Branco desde o dia 11 de novembro, quando assumiu a administração antes mesmo do prazo determinado em contrato, para auxiliar no atendimento dos pacientes. Na ocasião, a antiga gestora, a empresa Inao, havia encerrado o acolhimento, o que acarretou inclusive na intervenção de órgãos como Conselho Regional de Medicina (CRM).

Com a nova administração, mais de sessenta profissionais de saúde atuam agora no setor de ortopedia do Pronto Socorro se revezando entre as escalas de plantões. São profissionais administrativos, maqueiros, técnicos de enfermagem, enfermeiros, cirurgiões, anestesiologistas, além de vinte e seis ortopedistas. O resultado, é que mais de 600 visitas médicas já foram realizadas no curto prazo de tempo.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia