Connect with us

ACRE

Fractais: abstrações poéticas em imagens diluídas, por Danilo de S’Acre

Publicado

em

Eanes Henrique Enes / Foto: Danilo de S’Acre

Poderia a arte em sua total multiplicidade definir-se em olhares abstratos e poéticas brutas? Poderia também o poeta ser o culpado de seu olhar divino em relação a natureza das coisas? O certo é que não se pode aprisionar o delírio em algum pote de papel machê e pendura-lo ao pescoço como um mantra. Tudo se dilui e se aquece nos mormaços ao qual a própria natureza é dona. O registro, a imagem, a memória em eternos lapsos temporais. É esta fusão sem tamanho, do que ser o nosso espaço íntimo da fotografia e um não tão sincero da poesia, sinceridade nos termos de tacadas brutas em letras e versos, é onde passeia o novo livro de Danilo de S’Acre.

Danilo de S’Acre. Foto: Iara Luna de Sá.

Artista já renomado em suas diversas áreas de atuação, agora nos presenteia com mais uma magnífica obra sem tamanho e sem definição própria. Uma jarina polida a fitas e lixas do pensamento. Por onde andaria mais a quem não tem chão? Por entre as nuvens? Por entre o preto e branco dos nossos dias ardentes de baixo da última árvore que nos sobra e retira a face covarde da arrogância? A última árvore é a arte, é o conhecimento que nos ilumina por lamparinas, por lampejos e solidão de nossos duros registros.

Com uma sensibilidade extraordinária, de S’Acre apresenta sua obra como fluidos de sangue e pólvoras acesas a dedo garimpeiro, ou melhor a dedos melados de tintas ao qual não se define o tom sem o esperneio de uma lágrima de dor ou de felicidade.

Foto: Danilo de S’Acre

Quando sua obra não precisa de apresentação, se conhece um gênio. Não o gênio nato, a quem os acredite, mas o gênio trabalhoso de horas em seu labor sincero de suas intensidades. Coitados são os que tentam definir, é um rizoma sem fim. Entre “sinfonias em primas imaginário” e “fábulas da vida toda”.

Diluindo suas cores em aquarelas de lágrimas, de alegria ou de dor. Assim caminha o andarilho da sua arte, sem território próprio e apostando tudo em suas multiplicidades.

Quando surge a potência, ela vem acompanhada de zelo e estética adornada de flores jamais vistas nas sobreposições digitais ao qual computa nosso coração e mente por meio do sangue nas veias e um suor nortista descendo pelas orelhas e testa na espera de um suspiro que o faça perceber que a vida é dura e doce ao mesmo tempo.

Essa é a transmutação de surge das reminiscências do desejo ao qual a arte nos é generosa e nos mostra sua força total.

O livro é formado nuns diálogos transeuntes das letras e imagens imersas na alteridade entre o expandir ou contrair nossas pupilas em novos espaços a navegar, novos caminhos visionários em que presentifica o instante do piscar dos olhos. Ou do piscar das máquinas e suas metamorfoses de sobreposições. Um breviário das pancadas de chuva sobre o telhado com o sol ainda tinindo sobre as cobertas de quem ainda dorme em nossas sarjetas fúnebres, aquele que tem a necessidade da vida negada pelo poder da exploração humana. Entre tanto lixo pode surgir a mais bela flor molhada de orvalhos. Todos tentamos permanecer firmes enquanto somos atraídos pelo destruidor que está em nós. O que não se nomeia e que não apresenta sua face se não for em perfil de um simulacro.

Fractais é um livro de denúncia. Isso mesmo! Um livro de denuncia arduamente ao poder da vida, a potência da existência e abraça as multiplicidades como uma amiga de mãos e pernas, mesmo que agarradas em grilhões axiomáticos daqueles que ditam a morte.

Um excelente livro pra refletir sobre si, sobre o redor e sobre nossas possibilidades infinitas.

Danilo de S’Acre é um artista inquieto! Daqueles ao qual precisamos.

O projeto financiado pela lei de emergência cultural Aldir Blanc no edital Arte e patrimônio/publicação, pela fundação Elias Mansour.

Para contatar o artista e adquirir sua obra tratar pelo Facebook, Instagram e em seu canal no YouTube. Vejam!

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas