Connect with us

ACRE

Receita Federal: com prazo acabando, 81,9% das declarações do IR foram entregues no Acre

Publicado

em

Da redação do Acre News/ Foto: Reprodução

Um balanço divulgado pela assessoria de imprensa da Receita Federal aponta que 67.040 acreanos já entregaram a declaração do Imposto de Renda (IR) 2021. Os números divulgados foram colhidos até às 10h dessa terça-feira (25). Em porcentagem, corresponde a 81,9% do esperado de 81.900 declarações no Estado. De acordo com a autarquia, faltam apenas oito dias para o final do prazo da entrega.

O prazo de envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2021 foi estendido pela Receita Federal e terminará às 23h59 do dia 31 de maio, pelo horário de Brasília. O período para envio começou no dia 01 de março. Quem perder o prazo de entrega terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês.

“A Receita alerta para que os contribuintes não deixem para a última hora. O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas.   Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido”, informou em nota.

Vale lembrar que o Imposto de Renda é um tributo cobrado anualmente pelo governo federal sobre os ganhos de pessoas e de empresas. Seu valor é pago de acordo com os rendimentos declarados, de forma que os cidadãos com renda maior pagam mais impostos, enquanto aqueles com renda menor pagam menos. Na prática, o IR é como um valor anual descontado sobre os rendimentos dos trabalhadores e das empresas no Brasil. Na lista de rendimentos tributáveis, entram ganhos como salários, aluguéis, prêmios de loteria e investimentos.

REGIÃO NORTE

Na 2ª Região Fiscal que correspondem aos estados do Acre, Amapá (AP), Amazonas (AM), Pará (PA), Rondônia (RO) e Roraima (RR) 1.178.680 contribuintes cumpriram a obrigação com o fisco federal, o que equivale a 81% do esperado que são 1.455.500 declarações.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas