GERAL
Vídeo: Idosa de 72 anos chega de ambulância e faz questão de votar em Porto Velho
Por Wanglézio Braga
Neste domingo (6), Diana Maria Costa Fortini, de 72 anos, surpreendeu ao chegar de ambulância em uma maca para votar na Escola Estadual José Otino de Freitas, em Porto Velho. Apesar de não ser mais obrigada a participar das eleições devido à sua idade, a idosa fez questão de exercer seu direito cívico. “É uma das poucas liberdades que me resta. Agradeço muito ao tribunal”, afirmou Diana, enquanto era acompanhada por familiares e funcionários do local de votação.
Esta foi a segunda tentativa de Diana de votar, mas, neste ano, seu desejo foi atendido graças ao suporte do departamento de acessibilidade do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO). A equipe do tribunal organizou toda a logística para que ela pudesse participar da eleição. A idosa foi conduzida até sua seção, onde todo o processo de votação durou apenas 4 minutos. Em seguida, foi levada de volta para casa, visivelmente emocionada por conseguir realizar seu objetivo.
O TRE-RO informou que oferece transporte gratuito no dia da eleição para pessoas com deficiência ou dificuldades de mobilidade. O serviço pode ser solicitado previamente por telefone ou e-mail, garantindo que todos possam exercer seu direito ao voto de forma inclusiva e acessível.