GERAL
Energia Solar: Acre ultrapassa as 5 mil conexões instaladas em telhados, fachadas e pequenos terrenos
Por Wanglézio Braga
Novos dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) apontam que existem 5,5 mil conexões operacionais de energia solar instaladas em fachadas, telhados e pequenos terrenos no Acre. As gerações de energia residencial ocorrem em 21 das 22 cidades do estado.
Atualmente, são mais de 6,1 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica. O estado possui 68,7 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
Conforme mapeamento da ABSOLAR, “os acreanos contam com um excelente potencial para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica por meio da geração própria”.
Em 12 anos, o Acre já proporcionou R$ 300 milhões em investimentos, gerando assim mais de 2 mil empregos e arrecadação de R$ 100 milhões aos cofres públicos, segundo a entidade.
E NO BRASIL?
Em 2023, o Brasil entrou pela primeira vez na lista dos dez países com maior potência instalada acumulada da fonte solar fotovoltaica. O país encerrou 2022 com 24 gigawatts (GW) de potência operacional solar. Com esse resultado, o país assumiu a oitava colocação no ranking internacional. Com isso, a fonte solar passou a ser a segunda maior na matriz elétrica nacional.