ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MPAC conhece estrutura de videomonitoramento que será usada nos eventos de Carnaval
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, realizou na manhã desta quinta-feira (08) uma visita institucional ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com o objetivo de conhecer as instalações e o funcionamento do sistema de videomonitoramento na capital.
O promotor de Justiça Rodrigo Curti foi recebido pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia. A visita teve como foco verificar as estratégias de utilização das câmeras de segurança durante os eventos carnavalescos “Carnaval da Família”, promovido pelo Governo do Estado, e “Rio Branco, Folia e Tradição”, promovido pela Prefeitura de Rio Branco, que ocorrerão no final de semana.
Durante a visita, foram apresentadas informações sobre o sistema de videomonitoramento em segurança pública, que abrange diversos pontos estratégicos na capital. Além das câmeras já existentes dentro do projeto “Rio Branco Mais Segura”, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, e das câmeras da Sejusp, foram instaladas outras em vias de acesso e nos locais onde os principais eventos carnavalescos ocorrerão.
Os operadores do sistema vão monitorar os dois eventos continuamente na Sala de Situação da Sejusp e manterão contato direto com a Polícia Militar para compartilhar informações sobre ocorrências registradas pelas câmeras e auxiliar na identificação dos envolvidos.
“Como foi no carnaval passado e tem sido nos grandes eventos, estamos fazendo o videomonitoramento de tudo que podemos. Dessa forma, otimizamos nossos recursos humanos colocando olhos onde não conseguimos estar”, enfatizou o secretário de Justiça e Segurança Pública.
O promotor de Justiça destacou a importância do sistema para prevenção de crimes e no auxílio à atuação das forças de segurança, manifestando o apoio do MPAC para a manutenção e ampliação dos projetos de videomonitoramento.
“Viemos conhecer mais de perto o projeto e verificar a sua abrangência. É um trabalho excepcional, que conseguiu chegar aos níveis de prevenção. Somos entusiastas dessa tecnologia, porque é algo que tem um resultado prático e efetivo nas ações da segurança pública”, ressaltou Rodrigo Curti.