ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acrelândia: Cavalgada já tem data confirmada e as inscrições começam a partir de hoje
Por Wanglézio Braga
Para os amantes de uma boa Cavalgada, a opção neste da vez é em Acrelândia, município localizado na divisa entre o Acre e Rondônia, que neste mês completa mais um aniversário de emancipação política e administrativa. O regulamento da festa foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (10), assinado pelo prefeito da cidade, Olavo Rezende.
A festa será realizada no sábado (27), no entanto, as inscrições devem ser feitas a partir de hoje (10) e vão até quarta-feira (24), no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. No ato da inscrição, o cavaleiro responsável deverá comprovar o estado de saúde do animal. As inscrições ocorrem na sede da prefeitura.
“Esta cavalgada tem como objetivo principal a integração das comunidades do Município de Acrelândia, bem como a divulgação da cultura e da sua tradição agropecuária, é um evento extremamente cultural, conta com o apoio da Administração Pública Municipal, a organização deste evento fica por conta da Comissão Organizadora do respectivo evento, sob a coordenação do Secretário de Planejamento (…) A Cavalgada Municipal é um evento sem vínculo político e partidário”, informou Rezende.
Entre as regras, não será permitida a participação de animais feridos ou em mau estado de saúde, na realização do trajeto da 3ª Cavalgada, os quais devem estar bem alimentados e hidratados. O edital alerta que “todos os cavaleiros deverão andar em grupos homogêneos procurando evitar retardatários, sempre atentos aos comandos dos coordenadores do evento’.
“Todos os cavaleiros deverão ser tratados com respeito e dignidade pelos componentes da cavalgada, não será permitida falta de respeito, ou de consideração com o próximo. Os cavaleiros ficam obrigados a zelar e manter a ordem evitando sobremaneira jogar lixo na rua por onde serão feitos os trajetos e principalmente nas comunidades visitadas, evitando-se a poluição do meio ambiente”, acrescenta o regulamento.
A participação de menores na cavalgada só será permitida com a autorização por escrito e assinada pelos pais e ou responsáveis. Por falar em menores, a organização proíbe a venda de bebidas alcóolicas para menores de idade.
Também aos participantes é vedado, e resultará em expulsão do infrator, o uso e manuseio de bombinhas, explosivos, foguetes ou qualquer outro tipo de artifícios que possa vir assustar os cavalos ou provocar acidentes com algum participante da cavalgada, bem como a utilização de esporas pontiaguda, evitando-se sempre os maus tratos dos animais.