Connect with us

GERAL

Pelo segundo dia consecutivo, Rio Branco é a capital mais poluída do Brasil; nevoa de fumaça deixa cidade sem sol

Publicado

em

A capital do Acre, Rio Branco, segue liderando o ranking de cidades mais poluídas do Brasil nesta sexta-feira (04) pelo segundo dia consecutivo. Segundo dados da Plataforma IQAir, vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Greenpeace, a concentração de material particulado respirável (PM2.5) na cidade está mais de dez vezes acima do limite recomendado pelas diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com um índice de 157,9 µg/m³ (microgramas de material particulado por metro cúbico), a qualidade do ar em Rio Branco é considerada “insalubre”, o que representa um risco direto à saúde da população. A presença de fumaça densa nos céus da capital, resultado principalmente das queimadas na região, intensifica a poluição atmosférica, agravando doenças respiratórias e outras complicações.

Além de Rio Branco, outras capitais que enfrentam sérios problemas de poluição atmosférica incluem Campinas (SP), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Recife (PE), São Paulo (SP) e Curitiba (PR), que também figuram entre as mais poluídas do país. Mesmo diante das repetidas advertências, a poluição do ar em Rio Branco segue alarmante, comprometendo a qualidade de vida dos seus habitantes e chamando a atenção para a urgência de medidas eficazes de combate às queimadas e outros fatores poluentes na região.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas