Connect with us

ESPORTE

Campeonato estadual de Poomsae da Feteac reúne os melhores da modalidade

Publicado

em

Enilson Amorim

Poucos sabem que no taekwondo não existe somente competições de lutas, mas também envolve competições de atletas que se dedicam a prática do que os coreanos chamam de poomsae. O taekwondo além de ser um esporte que causa benefícios diversos como autoconfiança e controle emocional esta arte marcial cresce o número de praticantes a cada ano e os que escolhem a se dedicarem a prática dos poonsaes no Acre acabam ganhando destaque em competições locais e nacionais. No entanto para conhecer mais sobre os poomsaes podemos afirmar que poomsae são movimentos que simulam uma luta imaginária com ataques e defesas sendo que cada tipo de movimento está relacionado à cor da faixa ou a ponteira da faixa do praticante.
As competições nesta categoria ainda não são olímpicas, mas existe as competições estaduais nacional, pan-americano e mundial que elegem os medalhistas de ouro em todo o mundo. No Brasil o maior representante nesta modalidade é o mestre Renato Ribeiro atual vice-campeão mundial de poomsae.
Neste domingo (13) às 8 horas na quadra do Sesc do Bosque a Federação Acreana de Taekwondo (FETEAC) realizou o primeiro Campeonato Estadual de Poomsae realizado no Estado. Tido como um dos eventos mais esperados organizado pela Federação Acreana de Taekwondo (FETEAC) a competição reuniu atletas das mais variadas idades vindas de diversas associações de taekwondo e demais academias espalhadas pelo estado.

Mestre André Costa (ao centro) representante da Academia Blak Belt ficou com o ouro no 1º Campeonato Estadual de Poonsae organizado pela FETEAC.

Dentre as associações em destaque que participou do campeonato está a ATAC que segundo o professor Charles Melo tem um trabalho social de mais de 4 anos na associação de moradores do bairro conjunto esperança.
“começamos com 2 atletas participando das competições com o mínimo de atletas possíveis e o trabalho sendo feito com entusiasmo e muita dedicação, então como diretor de poomsae nós procuramos aprimorar ainda mais as técnicas dos alunos o que possibilitou um bom resultado na competição, a ATAC tem um trabalho sério e estamos caminhando a passos largos para poder conquistar coisas ainda maiores, como diz nosso lema, sem pressa para o que ainda iremos conquistar!”

O primeiro lugar por equipe ficou com a Wl Brothers Team do Mestre Francirlei Souza (Mestre Ledinho) e da professora Aldeniza Fernandes que participou com 21 atletas (foto: cedida)

SOBRE O POOMSAE NO TAEKWONDO
Segundo o Mestre Tiago Marques o poomsae é uma modalidade em que os praticantes devem cumprirem certas linhas de movimentos de uma forma consecutiva contra um ou vários adversários imaginários usando diferentes técnicas do taekwondo como chutes e golpes de braço como socos e defesas com as mãos.
“A FETEAC, juntamente com a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), estão otimistas com o crescimento da modalidade no Estado, foram mais de 75 atletas competindo sendo dentre eles mestres 5° Dan, faixas pretas e faixas coloridas de todas as idades”, comentou o Mestre Tiago Marques, atual presidente da FETEAC.

Para o diretor de poomsae da FETEAC professor Charles a competição teve um alto nível técnico com disputas acirradas pelos primeiros lugares e os campeões do primeiro Campeonato de Poomsae do Estado do Acre por equipe destas modalidades foram:
Wl Brothers Team do Mestre Francirlei Souza (Mestre Ledinho) e da professora Aldeniza Fernandes que participou com 21 atletas conquistando o primeiro lugar por equipe, já o segundo lugar ficou com a ATAC do professor Charles Melo com 6 medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze, total de 12 medalhas, o terceiro lugar foi para a equipe Black Tiger do mestre Gusmão e do professor Kleyton Moreira com 6 ouros, 2 pratas, 1 bronze e um troféu por equipe, o quarto lugar ficou para o projeto Anjos de Luz que conquistou 2 ouro, 2 medalha de prata e uma de bronze, total de 5 medalhas, lembrando que o projeto Anjos de Luz é liderado pelos irmãos professores Yasmim, Tamires e Ygor.
Na quinta colocação por equipe quem conquistou foi a Blak Belt com 4 medalhas de ouro no total, sendo que os agraciados com as medalhas de ouro foram o Mestre André Costa, professora Evelene Reis, a faixa vermelha Ana Clara Reis e o faixa amarela ponteira verde Henrique Bastos. O sexto lugar por equipe foi conquistado pelo Colégio Militar Don Pedro II cujo professor é o Mestre Ivan Iwamoto que conquistou medalha de ouro através da atleta Anabelle Duarte e Rebeca Melo conquistou a medalha de prata.

O sexto lugar por equipe ficou com o Colégio Militar Don Pedro II cujo professor é o Mestre Ivan Iwamoto que findou conquistando medalha de ouro através da atleta Anabelle Duarte e Rebeca Melo que conquistou a medalha de prata.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO TAEKWONDO
O Taekwondo nasceu oficialmente no ano 670 D.C, na cidade de Surabul com o nome de Taekyon. Nesta época, os chefes militares adotaram a arte marcial para melhorar o desempenho dos soldados nas batalhas, surgindo daí um conjunto de técnicas e regras. Ainda neste cenário, formou-se a tropa de guerreiros de elite chamada HWARANG, adestrada, tendo como base a disciplina mental, na prática do arco e flecha, da espada e de várias formas de luta usando os pés e as mãos.

Durante a ocupação japonesa na Coréia, o Taekyon teve sua prática proibida por 36 anos, e após o Japão ser derrotado na 2° Guerra Mundial, os coreanos voltaram a treinar o Taekyon com força total, pois nunca deixaram de treinar clandestinamente e, em 1955, 10 anos depois da Guerra conseguiram a união de diversas escolas e estilos, adotando então o nome Taekwondo.
Já em terra ocidental, Brasil (década de 70), o presidente Emílio Garrastazu Médice pediu ajuda ao general Choi Hong Hi que por sua vez enviou mestres para impedir o avanço comunista, partindo desta ação o Taekwondo passou a ser ensinado a militares. Surgindo aí o embrião da arte marcial no país.

No Acre o taekwondo é introduzido em 1989 pelo goiano José Carlos Gomes Guimarães (Mestre Juca) que formou centenas de faixas pretas e mestres que estão espalhados por diversos municípios.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas