ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Encontro Literário e Cultural Internacional: Rio Branco e Santa Cruz de la Sierra acolhem Colectivo de Escritura Migrante
Rio Branco será palco do encontro promovido pelo Colectivo de Escritura Migrante nos dias 5 e 6 de novembro de 2024. O evento, que reunirá escritores, artistas visuais e migrantes, tem início na Associação de Docentes da UFAC (ADUFAC) com uma mesa de abertura e a apresentação de videoartes e conferências. Os participantes poderão assistir a exposições sobre geoglifos, publicações da EDUFAC, e participar do lançamento da nona edição do livro Nós da Poesia. A programação conta ainda com performances artísticas e um lanche coletivo.
O segundo dia do encontro (6) começa com a doação de livros no Sesc Rio Branco e na Biblioteca Pública, além de uma oficina de escrita para migrantes na Casa de Acolhida. Os temas abordados nas oficinas incluem aldravias mineiras, escritura automática em homenagem aos 100 anos do surrealismo, e autopublicação, com a participação dos escritores Maria Delboni, Tchello d’Barros e Brenda Marques. À noite, o evento fecha com o “Café com Poesia”, um sarau aberto com artistas locais na rua Edmundo Pinto, onde será possível apreciar a Exposição Coletiva Internacional de Poesia Visual.
Após as atividades no Acre, o Colectivo de Escritura Migrante embarca no dia 7 para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde segue com a programação cultural até o dia 10 de novembro. As atividades bolivianas começam com uma exibição de videoartes e performances no Centro de Cultura Plurinacional, explorando temas de poesia visual e escrita asémica. No segundo dia, a Universidade Autónoma Gabriel René Moreno acolhe debates sobre as poéticas migrantes e o movimento aldravista, e será realizada a exibição de vídeos de participantes do Brasil, Uruguai, Chile e Argentina.
O evento busca promover o intercâmbio cultural e literário entre os dois países, destacando o trabalho de artistas e escritores migrantes, e criando uma ponte poética entre o Acre e Santa Cruz de la Sierra.