GERAL
Ministério Público do Acre promove curso sobre técnicas de inquirição e valoração do testemunho
Nesta segunda-feira, 4, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) iniciou o curso “Técnicas de Inquirição e Valoração da Credibilidade do Testemunho Baseada na Psicologia do Testemunho”, ministrado pelo juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), professor Dr. Tiago Gagliano.
Destinado aos integrantes do MPAC, o primeiro módulo do curso se estende até a próxima quinta-feira, 7, e aborda técnicas baseadas em evidências científicas que podem ser adotadas para aumentar a qualidade e a confiabilidade das evidências testemunhais. O segundo módulo será realizado de 25 a 29 de novembro.
A abertura do evento foi realizada pelo procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, que deu as boas-vindas a Tiago Gagliano, destacando sua ampla formação e expertise no tema. O procurador-geral também ressaltou a importância de aplicar os conhecimentos adquiridos no curso nas atividades práticas do dia a dia.
“É uma imensa honra recebermos mais uma vez no Ministério Público do Acre o professor Dr. Tiago Gagliano, que é um profundo conhecedor da Psicologia do Testemunho, uma área de grande importância, especialmente para aqueles que trabalham diretamente com o Direito. Tenho certeza de que todos os ensinamentos compartilhados durante o curso serão muito proveitosos e úteis para todos nós”, afirmou.
Durante o curso, Tiago Gagliano abordará aspectos fundamentais da psicologia do testemunho, um campo de estudo que se concentra na compreensão de como as testemunhas percebem, recordam e relatam eventos que presenciaram. A área inclui a análise dos processos mentais envolvidos na formação e recuperação de memórias relacionadas a eventos específicos, como crimes ou acidentes, além de métodos para avaliar a credibilidade dos relatos testemunhais.
“São 40 horas de curso, nas quais exploraremos diversos aspectos, e minha expectativa é que, ao longo dos dois módulos, possamos ter uma análise científica da prova de forma mais consolidada do que a praticada atualmente. Será um curso muito participativo, que permitirá demonstrar algumas técnicas na prática”, explicou.
Sobre o palestrante
Tiago Gagliano é pós-doutor em Psicologia do Testemunho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), pós-doutor em Direito pela PUCPR e Universidad de León, na Espanha, pós-doutor em Ontologia e Epistemologia pela PUCPR e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O palestrante também é professor em cursos de especialização stricto e lato sensu.
Texto: Hudson Castelo
Fotos: Diego Negreiros
Agência de Notícias do MPAC