POLÍCIA
Polícia Militar realiza solenidade de formatura para novos oficiais de saúde
Assessoria de Comunicação da PMAC
A Polícia Militar do Acre (PMAC) realizou, na tarde desta segunda-feira, 02, a solenidade de conclusão do Estágio de Adaptação de Oficiais de Saúde (EAOS) 2024. O evento, realizado no auditório da OAB-AC, em Rio Branco, marcou a promoção de nove profissionais ao posto de 2º tenente do quadro de Saúde da instituição. Autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos formandos, prestigiaram a cerimônia.
O governador Gladson Cameli esteve presente ao lado do comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias Fonseca. Este marco acontece 30 anos após a formação da última turma de oficiais de saúde da instituição, fato que reforça a relevância histórica da ocasião para a PMAC.
O governador Gladson Cameli, em seu discurso, destacou o compromisso do governo do Acre com a PMAC. “Sempre digo por onde ando que tenho um carinho especial pela Polícia Militar do Acre. Sabemos que nossos policiais bem como seus familiares necessitam de cuidados para com a saúde. Tenho por certo que os novos oficiais de saúde irão desempenhar um excelente trabalho na instituição. Hoje é um dia ímpar, pois estamos fazendo história no quadro de policiais da nossa gloriosa Polícia Militar”, disse.
O comandante-geral parabenizou os novos oficiais, destacando o compromisso da Polícia Militar com a saúde de seus membros e com a sociedade acreana. “A formação desses nove oficiais de saúde reflete o compromisso da nossa instituição em promover o bem-estar dos nossos policiais e, consequentemente, da população. O trabalho desses profissionais será essencial para fortalecer nossa polícia e garantir que nossos homens e mulheres estejam preparados, física e mentalmente, para servir e proteger. Parabenizo os formandos e suas famílias por essa conquista histórica”, afirmou o coronel Fonseca.
Já o tenente Fernando Castro, primeiro colocado no curso, destacou o impacto desse momento para a Polícia Militar e para a sociedade. “Essa formação foi um ganho inestimável, não só para a nossa polícia, mas principalmente para a sociedade, que agora conta com profissionais capacitados e alinhados às demandas da segurança pública. Um policial saudável desempenha melhor suas funções, beneficiando toda a população”, ressaltou.
Compromisso renovado
Com início em maio e término no final de novembro, o EAOS 2024 totalizou 1.449 horas/aula. Durante o curso, os oficiais foram capacitados em áreas específicas da segurança pública, com o objetivo de integrar o conhecimento técnico de saúde às demandas da corporação. A nova turma é composta por oito médicos, seis deles clínicos gerais, um pediatra e um ortopedista, e uma odontóloga.
Com o término do EAOS 2024, os novos oficiais assumem o compromisso de atuar, não somente nas atribuições de segurança pública, pela saúde dos policiais militares e seus familiares.