Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Alunos da Escola de Artes e Cultura Beija-Flor serão passistas no Carnaval de 2025 em Rio Branco

Publicado

em

Dry Alves, Ascom

As alunas do curso de Introdução à Cultura Afro-Brasileira, promovido pela Escola de Artes e Cultura Beija-Flor, em parceria com a Cia Cata-Vento’s de Cultura e o Ministério da Cultura (MinC), serão passistas do bloco carnavalesco Unidos do Fuxico, no Carnaval 2025 de Rio Branco (AC).

No curso, ministrado pelo professor Carlos Eduardo em parceria com Bismarck Moura, os estudantes tiveram a oportunidade de se aprofundar no samba, uma das manifestações mais importantes da cultura brasileira. A experiência foi enriquecedora não apenas pela técnica, mas também pelo resgate da história e das raízes culturais do samba.

Em 2025, os alunos desfilam como passistas e destaques no bloco carnavalesco Unidos do Fuxico. Além disso, até candidata à realeza do Carnaval 2025 terá representante do curso, levando a energia do samba.

Para Dayaney Fares, uma das alunas do curso, a vivência foi transformadora. “A experiência no curso foi muito enriquecedora. Não só aprendi sobre o samba, mas também sobre o valor histórico e cultural que ele carrega. Desfilar como passista no carnaval é algo muito especial, e sou grata por essa oportunidade”.

O artista Anderson Schneider, que este ano será destaque independente no desfile, também destacou a importância das aulas de samba.

“Adorei as aulas de samba. Me ajudaram bastante a aprimorar minha técnica e a entender melhor as raízes do samba. Este ano, será um desafio enorme, pois desfilarei sozinho como destaque. Aprender as bases do samba foi gigantesco para me preparar para essa responsabilidade”.

Monique Ágatha, pré-candidata à rainha gay do carnaval de Rio Branco, também participou das aulas e ressaltou o quanto o samba faz parte de sua trajetória no carnaval.

“Conhecimento nunca é demais. O samba faz parte da minha história como rainha gay do carnaval, e essas aulas fazem parte da minha estratégia de preparação para a disputa. Estou muito empolgada para levar todo o aprendizado para o desfile deste ano”, declarou.

A parceria entre a Escola de Artes e Cultura Beija-Flor e o bloco Unidos do Fuxico é uma demonstração clara de como a arte e a cultura podem se unir para criar experiências inesquecíveis e formar novas gerações de artistas que vão perpetuar a tradição do samba e do carnaval.

Romário Feitosa, diretor da Escola e presidente da Cia Cata-Vento´s de Cultura, destaca que “a Escola é isso! Nosso objetivo é formar para que os alunos apliquem o aprendizado no dia a dia artístico. Ter alunos no Carnaval, em apresentações de teatro, dança, circo, participando de festivais, competições e criando suas próprias experiências é o nosso sonho. Mais do que aprender, eles estão transmitindo conhecimento e fortalecendo a cultura. É isso que queremos construir”, pontua.

Os interessados em participar de um dos cursos podem se inscrever no site https://www.ciacataventos.org/. Para mais informações siga o Instagram @ciacataventos ou @escoladeartesbeijaflor.

Continue lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Advertisement

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas