CULTURA & ENTRETENIMENTO
Banda Maria Joana lança seu videoclipe com animação produzida por acreanos
Grupo acreano utiliza lenda local como referência para o videoclipe animado Bruxa no Trecho
O novo trabalho do grupo une arte e tecnologia no videoclipe lançado na última semana de agosto. O projeto foi desenvolvido com recursos da Lei Aldir Blanc que prevê auxílio financeiro para trabalhadores da cultura atingidos pela pandemia do Covid-19. A banda, que já produziu vários trabalhos em parceria com as fundações de cultura do estado, inova neste projeto com a utilização da animação gráfica.
O estilo dos traços ficou por conta do artista visual Daniel Cabral, um dos ilustradores mais atuantes da capital, conhecido por seus trabalhos com arte tradicional em murais, charges e caricaturas, agora adentra o mundo digital em grande estilo. “Foi uma experiência nova e gratificante, é muito importante estarmos nos atualizando dentro da nossa área. Esperamos ter a oportunidade de realizarmos mais trabalhos desafiadores como este.”, disse o artista.
O clipe utilizou a ilustração tradicional juntamente com a animação gráfica 2D, desaguando em um resultado surpreendente. A opção por utilizar o preto e branco, apenas com variações na escala de cinza, foi muito acertada ao dar uma atmosfera mais densa para a história, que utiliza como referência a lenda da curva do Tucumã. O folclore local conta que ao passar, durante a noite, pela curva do Tucumã na estrada AC-40, uma mulher de branco aparece pedindo carona ao motorista desavisado.
A música, um rock’nroll com bastante influência do blues, nos leva pela história narrada por Josan Souza, passando uma impressão de um curta-metragem animado. A banda, formada em 2008, é composta pelos músicos Josan Sousa na guitarra e vocal, Thiago Ramos na bateria e Rodrigo Augusto no baixo. O grupo já se apresentou em diversas casas noturnas e festivais, dentro e fora do estado. Agora, com mais de uma década de amadurecimento, o trio conta com uma vasta cartela de trabalhos autorais realizados em parceria com as Fundação de Cultura Elias Mansour e Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, além do setor empresarial.
Josan Souza, que atualmente é titular da cadeira de música do Conselho Estadual de Cultura, diz que “Tanto o estado, quanto o município estão de parabéns pela ajuda dada aos nossos fazedores de cultura. Nossa classe foi muito afetada durante a pandemia e a destinação da (lei) Aldir Blanc e da (lei) Paulo Gustavo vieram a ajudar bastante a continuarmos desenvolvendo o nosso trabalho”. O músico explica também, que a decisão de realizar um videoclipe animado, além de um sonho antigo, foi uma forma de driblar o contato físico durante o período de isolamento pandêmico.
You must be logged in to post a comment Login