POLÍTICA
Com política de segurança de pouca tolerância, Governo do Acre consegue reduzir roubo de celulares em 18,74%
Roubos de celulares no Acre apresentam redução de 18,74%. Foto: Dhárcules Pinheiro/ Ascom Sejusp
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) divulgou novos dados sobre roubos e furtos de celulares em todo o estado. Segundo dados divulgados pela Diretoria de Inteligência e Departamento Integrado de Estatística e Analise Criminal da pasta, o comparativo de roubo de celular de janeiro a junho no estado do Acre, redução de 18,74% de 2024 para 2025, já nos furtos de celular a redução do primeiro semestre foi de 3,37%.
Para o secretário de Segurança Pública, José Américo Gaia, a diminuição demonstra que o trabalho integrado das forças de segurança tem gerado resultado positivo. “Essa redução de mais de 18% nos casos de roubos e furtos de celulares mostra que nossas estratégias estão no caminho certo. Estamos investindo em inteligência policial, ampliando a presença nas ruas e aprimorando os sistemas de investigação. É um resultado concreto, que impacta diretamente na sensação de segurança da população. Seguiremos firmes, com transparência e foco na proteção dos cidadãos”, disse.
Dados anteriores
Segundo dados do Anuário da Segurança Pública, divulgados no fim de julho deste ano houve uma redução de 18,05% no número total de roubos e furtos de celulares entre 2023 e 2024 no Acre. Os números registrados em 2023 pelo documento apontam 4.360 casos de roubos ou furtos dos aparelhos. Já em 2024, o número caiu para 3.573 casos. Ainda de acordo com o levantamento, em 2023 foram 172 celulares recuperados, enquanto que em 2024 foram 332, o que representa um aumento de 93% no número de recuperados.
O estado já vinha em tendência de queda em relação a esse crime, quando em 2022 foi observada redução considerável no número de roubos. No Acre, esse tipo de ocorrência teve queda de 50,9%, com 356,4 casos a cada cem mil habitantes registrados naquele ano, contra 174,9 em 2023. Em relação ao número de furtos, houve queda de 9,2%, com 208,5 registros a cada cem mil habitantes em 2022 e 189,4 em 2023.
Celular Seguro
O Acre aderiu, em 2023, ao programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Celular Seguro, que possibilita o bloqueio das linhas, dispositivos e aplicativos digitais às vítimas de furto e roubo. O acesso é feito por meio do login do gov.br, via site ou aplicativo nas lojas Google e Apple.
O cadastro é simples e é possível escolher o tipo de bloqueio desejado: apenas da linha ou aparelho, apenas em instituições financeiras parceiras, ou ambos simultaneamente. Ao enviar um alerta, o sistema exibe uma confirmação visual antes do envio, evitando acionamentos acidentais e oferecendo mais segurança ao usuário.
AGÊNCIA AC