Connect with us

POLÍTICA

Justiça do Acre rejeita denúncia contra prefeito Tião Bocalom em caso do “Papai Noel Gay”

Publicado

em

Rio Branco (AC) – O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Acre decidiu, por unanimidade, rejeitar a denúncia do Ministério Público Estadual contra o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), no processo que o acusava de homofobia após críticas ao projeto cultural conhecido como “Papai Noel Gay”. A decisão foi proferida na 17ª Sessão Ordinária, realizada em 13 de agosto de 2025.

 

O caso teve início em novembro de 2024, quando o MP-AC apresentou denúncia com base em declarações do prefeito durante entrevista ao podcast Boa Conversa, em dezembro de 2021. A Promotoria entendeu que as falas configuravam discriminação contra a população LGBTQIA+ e pediu a condenação do gestor, incluindo o pagamento de R$ 350 mil por danos morais coletivos.

 

Durante meses, o episódio gerou forte repercussão, críticas nas redes sociais e posicionamentos de entidades de defesa dos direitos humanos. No julgamento desta semana, no entanto, o colegiado do TJ-AC seguiu o voto do relator, desembargador Samoel Evangelista, e considerou improcedente a acusação. Com isso, o processo foi arquivado e as mídias digitais anexadas ao caso foram desconsideradas como prova.

 

O presidente da sessão, desembargador Laudivon Nogueira, destacou que a decisão foi unânime e que não houve enquadramento legal que justificasse o prosseguimento da ação. Com o arquivamento, Tião Bocalom se vê livre de um processo que, na sua visão, foi motivado por divergências ideológicas.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas