POLÍTICA
Pesquisa mostra Alan Rick na liderança, Bocalom em 2º e Mailza crescendo; Thor mantém estabilidade
O Instituto Real Time Big Data, contratado pela TV Gazeta/Rede Record e publicado pelo portal ac24horas, divulgou nesta terça-feira (19) pesquisa de intenções de voto para o governo do Acre em 2026. No primeiro cenário estimulado, o senador Alan Rick (UB) lidera com 35%, seguido pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), com 23%. A vice-governadora Mailza Assis (PP) aparece em terceiro com 14%, enquanto o vereador André Kamai (PT) marca 5% e o médico Thor Dantas (PSB) soma 4%. Brancos e nulos registraram 6% e 13% não souberam ou não responderam.
O desempenho de Mailza Assis mostra leve crescimento em comparação ao último levantamento do Instituto Delta, que apontava 13,6%. No cenário sem Bocalom, a vice-governadora atinge 18%, mas ainda distante de Alan, que abre 44%. Já Thor Dantas mantém estabilidade: aparece com 4% nesta pesquisa, repetindo o mesmo índice registrado pelo Delta, sinalizando dificuldade para romper esse patamar.
No cenário sem Mailza, Alan lidera com 38% contra 27% de Bocalom, seguido de Kamai (5%) e Thor (4%). Já na pesquisa espontânea, o governador Gladson Cameli, inelegível em 2026, aparece com 3%, Alan tem 2% e Jorge Viana, Bocalom e Mailza registram 1% cada. Outros nomes somam 2%, nulos e brancos 10% e 80% não souberam ou não responderam.
No quesito rejeição, Bocalom lidera com 39%, seguido por Alan (23%), Kamai (12%), Mailza (10%) e Thor (9%). Nesse aspecto, Mailza se mantém em um patamar relativamente baixo, mas ainda acima de Thor, que aparece próximo ao mesmo nível de rejeição apesar da menor intenção de voto.
A pesquisa ouviu 800 eleitores entre 16 e 17 de agosto em Rio Branco, Vale do Juruá e Vale do Acre, por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Os números foram publicados pelo ac24horas.