GERAL
Pesquisador Davi Friale prevê nona friagem do ano no Acre com mínimas de 12ºC, a partir de domingo
Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre
O Acre se prepara para a chegada da nona onda de frio polar de 2025, prevista para domingo (24), segundo o portal O Tempo Aqui, do meteorologista Davi Friale. O fenômeno será causado por uma massa de ar frio que avança do sul do continente após dias de forte calor e baixa pressão atmosférica no estado.
Até sábado (23), o tempo segue com temperaturas elevadas e chuvas rápidas. No domingo, ventos intensos de sudeste anunciarão a friagem, que poderá provocar chuvas fortes com raios e rajadas de vento, sobretudo no centro do Acre e no Vale do Juruá.
As menores temperaturas estão previstas para Rio Branco, Brasileia e municípios do leste e do sul, com mínimas entre 12 e 15°C entre segunda (25) e quarta-feira (27). Em Cruzeiro do Sul, os termômetros devem marcar de 17 a 20°C; em Tarauacá e Feijó, de 15 a 18°C; e em Boca do Acre (AM), cidade vizinha, entre 14 e 17°C.
A próxima semana será marcada por noites frias e dias ensolarados, com forte amplitude térmica. A friagem será sucedida por uma massa de ar seco, que deixará as tardes extremamente quentes e com umidade relativa entre 15% e 25% no leste e no sul do estado.
Até agora, as menores temperaturas oficiais no Acre foram 10,9°C em Epitaciolândia (3 de julho) e 12,1°C em Rio Branco (2 de julho). Já o índice mais baixo de umidade foi registrado na capital, com apenas 19% em 15 de agosto.
Friale informou ainda que, na próxima sexta-feira (22), por volta das 16h (horário de Rio Branco), será publicada uma atualização com dados mais precisos sobre essa onda de frio que se aproxima da Amazônia.