POLÍTICA
Vice-governadora Mailza prestigia abertura do Festival do Coco e destaca potencial produtivo de Mâncio Lima
A vice-governadora Mailza Assis participou nesta sexta-feira, 12, da abertura da 5ª edição do Festival do Coco, em Mâncio Lima, ao lado do governador Gladson Cameli. A festa, retomada após dois anos de pausa, celebra a cultura, a produção agrícola e o empreendedorismo da cidade mais ocidental do Brasil.
Ao visitar os espaços e conversar com os expositores, Mailza ressaltou que eventos como este fortalecem a economia, geram oportunidades e projetam o Acre para o futuro. “As festas no município são momentos de mostrar a nossa cultura, a nossa produção. Isso fortalece o empreendedorismo, valoriza as nossas riquezas e gera oportunidades para a população. Aqui em Mâncio Lima, vemos o exemplo da força da produção do coco, do café e de tantas outras culturas que engrandecem o nosso estado. O governo está ao lado dos municípios para apoiar esse crescimento e garantir segurança econômica às famílias acreanas”, destacou a vice-governadora.
O governador Gladson Cameli parabenizou os organizadores e destacou o potencial produtivo de Mâncio Lima. “Mâncio Lima é um exemplo para todo o Brasil, com a força da produção do coco e do café, porque nós não temos como não falar no café de Mâncio Lima. Aqui mostra uma união de todos, da classe política, da iniciativa privada, de homens e mulheres dedicados para que a gente possa desenvolver o estado do Acre. Eu e minha vice-governadora agradecemos, isso mostra o compromisso e mostra também que com união a gente vence desafios,” destacou.
Mailza lembrou ainda que o Acre tem grande potencial agrícola e que é preciso dar condições ao trabalhador para ampliar sua produção. “Temos um estado relativamente pequeno, mas que produz de tudo, café, açaí, coco, banana, feijão, milho. É uma infinidade de produtos. O que precisamos é de investimento e de políticas que deem segurança e condições para que o produtor aumente sua produção e fortaleça a nossa economia”, reforçou.
O prefeito de Mâncio Lima, Zé Luís, destacou o apoio que o município vem recebendo. “Um Festival do Coco diferente, bonito. Não só do Coco, mas de todas as culturas do nosso município. E aqui nós estamos na tenda do café, da Copercafé, que tem dado uma alavancada na nossa economia. É muito importante para nós ter a presença da vice-governadora Mailza, que será a futura governadora do Acre. Isso nos valoriza, fortalece nossa luta e mostra que estamos no caminho certo. Esse festival é fruto da união de todos em benefício da população”, afirmou.
Festa da cultura e da economia
O Festival do Coco, que segue até domingo, 14, no Complexo Esportivo Totão, reúne mais de 100 expositores entre empreendedores locais, agricultores e empresas. A programação conta com apresentações culturais, feira de produtos regionais, comidas típicas, artesanato, parque de diversões, além de shows musicais, incluindo a atração nacional Danilo e Davi.
A expectativa é que o evento supere a marca de 50 mil visitantes da última edição e movimente aproximadamente R$ 900 mil.
Mâncio Lima é referência na produção de coco, comercializando cerca de um milhão de frutos por ano, que abastecem toda a região do Juruá e parte de Rio Branco.