Connect with us

POLÍTICA

‘Proteger vidas’, diz Mailza no lançamento da plataforma de monitoramento climático do Acre na Semana do Clima em Nova York

Publicado

em

O estado do Acre apresentou nesta segunda-feira, 22, em Nova York (EUA), uma das mais modernas plataformas de monitoramento de enchentes da Amazônia. Batizada de Acre Climate, a ferramenta foi lançada durante a abertura da 17ª Semana do Clima.

Liderando a comitiva acreana, a vice-governadora Mailza destacou que o sistema é uma resposta concreta à crise climática.
“O Acre viveu grandes enchentes nos últimos anos, e isso reforça a urgência de nos adaptarmos. A plataforma Acre Climate ajuda a proteger vidas, prever impactos e planejar ações de resposta com mais precisão”, afirmou.

A plataforma oferece simulações espaciais avançadas, capazes de prever áreas de risco com antecedência, apoiando medidas de evacuação, proteção de lavouras e planejamento urbano.

O secretário de estado de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou que a nova plataforma representa um marco na capacidade de resposta do estado aos desastres naturais.

“O projeto do Acre foi o único [entre todos os estados brasileiros] selecionado pelo Future Fund, uma iniciativa global coordenada pelo The Climate Group. A plataforma vai permitir um monitoramento mais preciso dos eventos extremos, como as enchentes que infelizmente têm se tornado cada vez mais frequentes no nosso estado. Com essa ferramenta, poderemos tomar decisões mais rápidas e efetivas, protegendo vidas e fortalecendo nossa capacidade de resposta”, garantiu o gestor.

A secretária extraordinária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, ressaltou que o sistema também fortalece as comunidades tradicionais. A plataforma vai beneficiar especialmente as populações da floresta, permitindo uma leitura mais precisa dos riscos e garantindo mais autonomia para essas comunidades.

“Estamos aqui para mostrar para o mundo que é possível casar a tecnologia com o conhecimento tradicional. É muito importante a inclusão dos povos indígenas nessa nova ferramenta, trazendo novas tecnologias, porque nós viemos da floresta e vivemos na floresta e hoje nós estamos enfrentando eventos extremos, mudanças climáticas, enchentes e secas”, destacou.

O sistema já está disponível ao público pelo site: sema.ac.gov.br/climateacre.

Desenvolvimento e preservação

Em seu discurso no evento, Mailza reforçou os avanços ambientais do Acre, como a redução de 47% dos alertas de desmatamento no primeiro semestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024; meta de queda de 10% ao ano, até alcançar 50% de redução em 2027; Também destacou a governança pioneira no uso dos recursos do Fundo Amazônia, integrando comando e controle, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável.

A vice-governadora também lembrou que o Acre investiu mais de R$ 300 milhões, por meio do programa REM/KfW Fase I e II, em comunidades tradicionais, povos indígenas e projetos de bioeconomia.

Com 85% da floresta preservada, o Acre busca reafirmar sua posição de referência global em sustentabilidade. “Estamos nos preparando para a COP30, em Belém. Queremos mostrar ao mundo que é possível unir desenvolvimento sustentável, valorização da floresta, fortalecimento da agricultura familiar e inovação tecnológica”, concluiu Mailza.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas