ESPORTE
Estádio Tonicão é reinaugurado; memória de Toniquim é exaltada
MANOEL FAÇANHA
Numa solenidade prestigiada por diversos seguimentos sociais do estado (políticos, empresários, juristas, dirigentes de clubes, atletas, árbitros, desportista e imprensa), ocorreu na tarde dessa quinta-feira (13), a reinauguração do estádio Antônio Aquino Lopes, o Tonicão, obra de propriedade da Federação de Futebol do Acre (FFAC).
Histórico
Idealizado pelas mãos do saudoso Antônio Aquino Lopes (Toniquim) e com apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as obras da praça esportiva iniciaram ainda nos primeiros anos de 2000, mas a primeira partida oficial ocorreu somente no dia 27 de fevereiro de 2011 – Torneio Início do Campeonato Acreano de Futebol Profissional.
Reforma


Com o falecimento do presidente Aquino Lopes, o empresário Adem Araújo assumiu a vagância do cargo e uma das primeiras ações da sua administração foi a reforma do gramado da praça esportiva, um sonho antigo do próprio presidente Aquino Lopes.
Após um período de mais de 100 dias de obras, a praça esportiva ganhou um novo gramado e um moderno sistema de drenagem. Uma pintura com as cores verde, amarela, azul e vermelha “invadiu” as arquibancadas e o calçamento da praça esportiva.

Digno de registro que grande parte dos recursos para as obras de revitalização da praça esportiva vieram dos cofres da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Políticos, dirigentes e esposa enaltecem o legado de Toniquim


Em discurso proferido durante a solenidade de reinauguração do estádio Tonicão, o presidente Adem Araújo (FFAC) agradeceu a presença de todos, em especial do vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o empresário e deputado estadual do Amazonas, Ednailson Leite Rozenha. “Eu quero aproveitar a presença do Rozenha para agradecer o apoio financeiro enviado pela CBF para a reforma do Tonicão. Sem os recursos da nossa confederação, essa obra não poderia ser viabilizada tão cedo”, pontuou Adem Araújo.

O dirigente comentou ainda que o estádio segue com capacidade de público para 8 mil pessoas e 300 vagas de estacionamento para veículos (a FFAC projeta ampliação para mil vagas nos próximos anos).
Com pouco mais de seis meses na administração da FFAC, o dirigente fez questão de agradecer o empenho de cada funcionários e da sua diretoria para o desenvolvimento do calendário esportivo da entidade.
Por outro lado, o vice-presidente da CBF, Ednailson Rozenha, elogiou o legado deixado por Toniquim. “Só constrói um estádio como esse uma pessoa com o espírito sonhador. O Toniquim era um sonhador e uma pessoa apaixonada pelo futebol”, pontuou Rozenha.

Rozenha disse ainda que esse tipo de investimento – a construção do estádio Tonicão, serve de grande ferramenta para o fortalecimento do futebol na Região Norte do país.
Outro a falar do legado deixado por Toniquim foi o Gerente de Relacionamento Institucional da CBF Academy, Silvan Lucas. Segundo ele, o legado do Tonicão, obra construída na gestão do Toniquim, é uma ferramenta excepcional para o desenvolvimento do futebol acreano.
Político sempre presente nas atividades desenvolvidas pela FFAC, o vereador Antônio Morais (PL), falou do legado e das dificuldades superadas por Toniquim para a construção da praça esportiva e de outros desafios vencidos por ele durante mais de 40 anos de militância na entidade esportiva. O político ainda lamentou o falecimento do dirigente, mas acredita que o sucessor, o empresário Adem Araújo, será um dos maiores gestores do futebol acreano.
O deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD) falou da alegria de estar presente no evento e da oportunidade de falar para todos. Ribeiro enalteceu as obras de reforma da praça esportivo e disse ainda que o seu mandato está à disposição da entidade esportiva. Os deputados estaduais Emerson Jarude (NOVO) e Chico Viga (PDT) também compareceram a solenidade de reinauguração da praça esportiva.
Já o empresário e deputado federal José Adriano (PP) lembrou da dedicação de Aquino Lopes para o desenvolvimento do futebol acreano. O parlamentar progressista elogiou o trabalho da imprensa esportiva e ainda falou positivamente do perfil empreendedor da gestão do presidente Adem Araújo. Adriano fez questão de agradecer a presença do vice-presidente da CBF, Ednailson Rozenha, ao evento de reinauguração da praça esportiva.
O vice-prefeito de Rio Branco-AC, o médico Alisson Bestene (PP), foi outro que marcou presença na solenidade. O gestor lembrou com carinho de uma ambulância doada pela CBF (Toniquim entregou a chave do automóvel), quando era gestor da Secretária Estadual de Saúde, fato ocorrido durante a pandemia do Covid-19. Alisson encerrou a sua fala afirmando que acredita na gestão do presidente Adem Araújo e que as portas da prefeitura de Rio Branco-AC estão abertas para futuras parcerias com o futebol acreano.

A última fala foi proferida pela esposa de Toniquim, a professora Maria Roselia Lopes. Segundo ela, o esposo tinha grande dedicação pela causa do futebol e deixou um grande legado que jamais será esquecido por aqueles que vivenciam o futebol local. Emocionada, a professora Roselia lembrou do perfil mais conservador do marido no sentido de construir parceria, mas deixou claro que confia no trabalho no sucessor do esposo e aproveitou para desejar um horizonte promissor para o futebol acreano na gestão de Adem Araújo.


