POLÍTICA
Elzinha reforça defesa da pessoa com deficiência e combate à violência contra a mulher
A vereadora Elzinha Mendonça (PP), durante pronunciamento na Câmara Municipal de Rio Branco, na quarta-feira, 3, destacou duas datas que, segundo ela, “carregam responsabilidade, verdade e urgência”: o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em três de dezembro, e o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, lembrado no próximo dia seis.
A parlamentar afirmou que os dois temas se conectam por tratarem de direitos e de populações que ainda enfrentam invisibilidade, falta de políticas públicas e barreiras cotidianas. Ao citar dados do IBGE, destacou que mais de 18 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, apontando dificuldades recorrentes como falta de acessibilidade, atendimento especializado e oportunidades de trabalho.
Elzinha também ressaltou que o debate ocorre em um momento decisivo para o planejamento orçamentário do município. “Estamos prestes a votar o PPA e, em seguida, a Lei Orçamentária Anual. Temos a responsabilidade de garantir que as políticas públicas dessas áreas saiam do papel. Todas as emendas voltadas à proteção à mulher e às pessoas com deficiência terão o meu voto”, afirmou.
Ao abordar o dia seis de dezembro — dedicado à mobilização dos homens — a vereadora mencionou episódios recentes de violência doméstica e feminicídios registrados no Acre e no país. Ela reforçou que o enfrentamento à violência contra a mulher “não é tarefa exclusiva delas, mas de toda a sociedade, especialmente dos homens, que precisam se comprometer com a mudança”, finalizou.

