Connect with us

POLÍTICA

Prefeito Zequinha celebra parceria com o Governo em política de proteção às mulheres em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul reforça o compromisso com a proteção e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres ao firmar parceria com o Governo do Estado. Nesta quinta-feira, 15, o prefeito Zequinha Lima e a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Milca Santos, receberam, na sede do administrativo, a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa e equipe para alinhar ações e propostas que serão desenvolvidas ao longo de 2026.

Durante a visita institucional, foram discutidos programas estaduais que contam com o apoio do município, com destaque para a política de amparo às crianças órfãs vítimas de feminicídio. A iniciativa é garantida por lei estadual e assegura uma série de direitos, incluindo auxílio financeiro de um salário mínimo às famílias beneficiadas.

De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa o auxílio financeiro começará a ser pago a partir de janeiro de 2026, e a parceria com os municípios é fundamental para a efetivação do programa.

“Órfã de feminicídio é uma lei estadual, um programa que assegura diversos direitos para os órfãos do nosso estado. Dentre eles, está o pagamento de um auxílio financeiro, que vai começar a ser pago em janeiro de 2026. Viemos conversar com a prefeitura para explicar como vai funcionar esse pagamento e contar com o apoio do município no acompanhamento desses órfãos”, explicou.

A secretária municipal de Assistência Social, Milca Santos, destacou a importância do diálogo entre Estado e município para o fortalecimento das políticas de proteção à mulher. Segundo ela, a visita simboliza a união de esforços para ampliar o alcance das ações sociais.

“Foi uma conversa muito boa, onde tratamos sobre o fortalecimento da política de proteção para a mulher. O Estado oferece toda a assessoria técnica e o apoio, enquanto o município está em campo, nos bairros, atendendo a mulher todos os dias”, ressaltou.

Milca também enfatizou que a parceria permitirá avançar em ações de empoderamento feminino, como a oferta de cursos profissionalizantes e o acompanhamento contínuo das mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Vamos ter um ano de trabalho conjunto, assistência social do município e Estado, para amenizar a situação de violência contra a mulher. Além disso, temos programas novos chegando, como o benefício destinado às crianças órfãs vítimas de feminicídio, que vai ajudar essas famílias que perderam mães em decorrência da violência”, concluiu.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas