ESPORTE
Independência supera o Vasco, deixa a lanterna e sonha com vaga no G-4

MANOEL FAÇANHA
O Independência ganhou sobrevida na disputa por uma vaga no G-4 do Campeonato Acreano Sicred 2026. Na tarde e noite dessa terça-feira (10), no estádio Arena da Floresta, a equipe tricolor acabou superando o Vasco da Gama por 3 a 1. Diogo e Caíque Gomes (2x) anotaram os gols da primeira vitória do clube do Marinho Monte na competição, enquanto Leozinho descontou para o Vasco da Gama
Como fica
Com a vitória, o Independência chega aos 4 pontos e sobe na tabela de classificação, ultrapassando o São Francisco, último colocado com 3 pontos. Por outro lado, o Vasco da Gama tem os mesmos 4 pontos somados pelo Independência.
Próximos jogos
O Vasco da Gama retorna a campo pelo Campeonato Acreano Sicred 2026 somente no próximo dia 26/2 para encarar o Imperador Galvez. No entanto, antes, a equipe da Fazendinha recebe, na próxima quinta-feira, (19) o Velo Clube-SP, em duelo válido pela primeira fase da Copa do Brasil. Já o Independência retorna a campo somente no próximo dia 28/2 para um jogo pra lá de importante diante da Adesg.
Resumo
Com a ameaça do rebaixamento rondando o Marinho Monte, o Independência iniciou a partida no campo do Vasco da Gama e não tardou a abrir o placar, após uma bola parada. O lateral esquerdo Diogo apareceu no segundo pau da trave vascaína e testou a bola para a rede do goleiro Lucão, aos 8 minutos.
O Vasco da Gama quase empatou numa bola parada do meia-atacante Leozinho, mas a redondinha passou tirando tinta do gol de Rafael Bretas, aos 20 minutos.
Com mais posse de bola e mais organizado dentro de campo, o Independência era superior ao time vascaíno e o segundo gol tricolor saiu ainda no primeiro tempo, aos 33 minutos, após falha do lateral Catatau e do goleiro Lucão. O atacante tricolor Caíque aproveitou o vacilo da dupla e testou a bola para rede do Almirante.
Um gol para cada lado
Na volta do intervalo, o técnico vascaíno Erick Rodrigues fez algumas mudanças, mas sua equipe pouco correspondeu e o Independência não demorou para marcar o terceiro gol, após troca de passes, aos 11 minutos. Caíque aproveitou bola milimétrica alçada na defesa vascaína e escorou para a rede.
Com a derrota parcial, o Vasco da Gama tentou sair mais para o jogo, enquanto o Independência tratou de fechar a “casinha” da sua defensiva e sair em jogadas de velocidade.
Numa descida pelo lado direito de ataque, o Vasco da Gama quase descontou o prejuízo do placar, mas o goleiro Rafael Bretas fez duas grandes defesas.
O gol solitário do Vasco da Gama saiu somente aos 42 minutos. O meia atacante Leozinho, artilheiro do estadual com 5 gols, fez excelente cobrança de falta e a bola acabou na rede tricolor.
Rio Branco vence, retoma a liderança e ainda carimba vaga nas semifinais
MANOEL FAÇANHA
Com gols do volante Leonardo e do estreante atacante Negueba, o Rio Branco-AC não somente venceu na noite dessa terça-feira (10), na Arena da Floresta, o time da Adesg, como também retomou a liderança do Campeonato Acreano Sicred 2026. Outro fato bastante comemorado pelos jogadores estrelados foi a classificação do clube às semifinais da competição.
A vitória do Rio Branco foi construída ainda no primeiro tempo de partida, quando o time estrelado foi dominante. No entanto, na etapa complementar de jogo, o Estrelão acabou perdendo o volante Leonardo, expulso aos 9 minutos.
Com um jogador a mais em relação ao adversário, o Leão guiomarense tentou pressionar o Rio Branco, mas tinha dificuldades para encontrar espaços entre a defesa estrelada e quando encontrou, brilhou a figura do goleiro Anderson e a sorte (travessão do Rio Branco foi carimbado pelo atacante Raelison). O Estrelão ainda perdeu nos acréscimos um segundo jogador – o atacante Marcos Gabriel foi expulso aos 51 minutos.
Como fica
Com o triunfo sobre o Leão guiomarense, o Rio Branco chegou aos 12 pontos ganhos e reassumiu a liderança da fase de classificação do Campeonato Acreano Sicred 2026. Por outro lado, a equipe da Adesg segue com 5 pontos ganhos, mas fora do G-4 da competição.
Próximos jogos
O próximo duelo do Rio Branco será diante do Santa Cruz. A partida será disputada no próximo dia 23/2, no estádio Tonicão, às 18h. Por outro lado, a Adesg ganha quase 20 dias de folga na tabela de jogos e o próximo compromisso do clube guiomarense ocorre somente no dia 28/2, às 15h, no estádio Tonicão, contra o Independência.













