ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acre amplia safra de grãos em 9,9% e supera 205 mil toneladas em 2026

A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no Acre deve alcançar 205.505 toneladas em 2026, crescimento de 9,9% em relação às 186.972 toneladas colhidas no ano passado. A estimativa faz parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de junho, divulgado nesta terça-feira (14/7) pelo IBGE, e mostra que o estado ampliou sua produção em quase 18,6 mil toneladas.
Além do avanço da produção, a área cultivada também cresceu. A estimativa passou de 62.804 hectares em 2025 para 65.827 hectares em 2026, alta de 4,8%, indicando expansão das lavouras agrícolas no estado.
Os números mostram ainda estabilidade em relação ao levantamento divulgado em maio, sinalizando que a projeção para a safra acreana foi mantida pelos técnicos do IBGE.
Na Região Norte, apenas Rondônia apresenta produção superior à do Acre, com estimativa de 5,5 milhões de toneladas. O estado acreano permanece entre os menores produtores em volume absoluto, respondendo por 0,1% da produção nacional de grãos, mas figura entre os estados que mais ampliaram a produção proporcionalmente neste ciclo.
No cenário brasileiro, a safra foi estimada em 347,4 milhões de toneladas, crescimento de 0,4% sobre 2025. O Centro-Oeste responde por quase metade da produção nacional (49,6%), seguido pelas regiões Sul (26,5%), Sudeste (8,9%), Nordeste (8,6%) e Norte (6,4%).










