POLÍTICA
STF vive maior crise institucional em mais de um século, avalia jurista Oscar Vilhena no WW Especial

Durante participação no programa WW Especial, da CNN Brasil, o jurista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP), Oscar Vilhena, fez uma análise contundente sobre o atual momento do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o especialista, a Corte enfrenta sua maior crise institucional em mais de 100 anos de história.
A entrevista, veiculada no especial com a temática “O Brasil perdeu a vergonha?”, abordou a crescente tensão entre os Poderes, os limites da atuação jurisdicional e a perda de credibilidade enfrentada pelas instituições públicas perante a sociedade brasileira.
Para Vilhena, a crise do STF decorre do protagonismo excessivo assumido pela Corte no cenário político do país, além do desgaste provocado por decisões monocráticas e pela falta de limites institucionais claros. O jurista destacou a urgência de reformas estruturais e regras de conduta mais severas para restaurar a autoridade e a moderação do Judiciário.
A análise reacende o debate nacional sobre a necessidade de autolimitação dos tribunais superiores e sobre a preservação do equilíbrio democrático entre os Poderes da República.










