POLÍTICA
Seinfra participa de treinamento do Ministério da Defesa por meio do Programa Calha Norte
Agência AC
Uma equipe da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) está participando de um treinamento, sobre montagem e captação de recursos, ofertado pelo Ministério da Defesa por meio do Programa Calha Norte, em Rio Branco. O programa que também irá trazer novas linhas de fomento e desenvolvimento, é ofertado aos municípios por meio da Associação de Municípios do Acre (AMAC) e ao Governo do Estado.
O evento que iniciou nesta segunda-feira, 6, terá duração de três dias e contou com a presença do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, representantes dos demais municípios do estado, e também de autoridades estaduais. Representando o governador Gladson Cameli, estiveram presentes o gestor da Seinfra, Cirleudo Alencar e também o secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Ricardo Brandão.
Ambos falaram sobre a importância do programa Calha Norte, e destacaram que o Ministério é um dos que mais alocam recursos para o estado do Acre, e em especial para os municípios. O secretário da Seinfra, Cirleudo Alencar enfatizou, que além dos municípios o estado também recebe recursos, e citou a aquisição de 6 caminhonetes pela Seinfra, a construção do prédio público em Xapuri que será concluído ainda este ano, do Centro Administrativo da cidade de Brasileia, a construção do centro comunitário do bairro Cidade do Povo e a construção de uma creche no bairro Sobral, que somam um montante de R$ 3,5 milhões de reais somente fomentados pelo programa. “ Estes investimentos promovem o aquecimento da economia, os municípios recebendo também é bom para a economia do estado,” ressalta.
Cirleudo Alencar reforçou a importância do Calha Norte para o Acre e destacou que, o governador Gladson Cameli tem o programa como parceiro de “primeira hora” do Governo Federal junto ao Estado do Acre.
O Programa Calha Norte (PNC) é coordenado pelo Ministério da Defesa, sediado em Brasília (DF). Criado em 1985 e integrado ao Ministério da Defesa desde 1999, o PCN tem a missão de contribuir para a manutenção da soberania nacional, a integridade territorial e a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável na sua área de atuação.
O PCN abrange, atualmente, 442 municípios, distribuídos em dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Matogrosso, Matogrosso dos Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Ao todo, são 5.986.784 km²): 70,30% do Brasil (Área do Brasil: 8.515.767 km²). Total da população da área de abrangência do PCN (15.832.958 hab): 7,53% do Brasil (a população do Brasil em 2019 era de 210.037.000 hab, segundo o IBGE).
Outro dado considerado relevante é que o PCN engloba 85% da população indígena brasileira em uma área que corresponde a 99% da extensão das terras indígenas.
You must be logged in to post a comment Login