ACRE
Natal, no Rio Grande do Norte, tem dia típico da cultura acreana, com direito às comidas e até o nosso Hino cantado a capela em plena Praia da Ponta Negra
POR TIÃO MAIA, PARA ACRENEWS
Parte da Praia da Ponta Negra, principal orla de Natal, no Rio Grande do Norte, no último domingo, com direito à bandeira e o hino acreano cantado à capela e a plenos pulmões por um grupo de acreanos saudosos da terra natal, pareceu, em alguns momentos – a despeito do mar, uma esquina do Acre. Pelo Hino, bandeira, a comida típica, o sotaque peculiar e o linguajar do acreanês, mas principalmente pela alegria que caracteriza o povo do Acre.
É o que informa de Natal o jornalista potiguar Moura Neto, que por anos viveu em Rio Branco e atuou como jornalista em extintos jornais impressos do Acre, chegando a ser editor-chefe de “O Rio Branco” e “Página 20”. Foi, segundo ele, um domingo alegre para a comunidade acreana estabelecida em Natal. Tudo isso graças à obra do cantor, compositor e ourives – nas horas vagas – César Farias, que mostrou seu talento para os conterrâneos e potiguares numa animada tertúlia ao som do seu violão, entoando composições que enaltecem as tradições culturais dos povos da floresta, e recitação de causos amazônicos e poemas.
Além dele, a trupe acreana contou com a presença do mosaicista Fabrício Miranda e da poetisa Mariana Farias, sobrinha de César. A reunião foi num simpático boteco da praia de Ponta Negra, onde a cozinha serviu pratos típicos do Acre: vatapá com arroz de jambú, moqueca de banana pacovã e pudim de tapioca com caldo de açaí e cupuaçu.
De acordo com Moura Neto, a inspiração e o carisma de César Farias contagiaram o ambiente. Acreanos radicados em Natal, como o poeta e escritor Antônio Stelio, o casal Ramadã e Rosangela Castro, a ex-bancária Liberdade Moura, a aposentada Leda, irmã do ex-goleiro Milton, entre outros, não se contiveram: caíram na dança. “Até um hino acreano foi cantado em alto e bom tom”, relatou Moura. “Um domingo pra matar a saudade das coisas boas que a terrinha tem”, acrescentou
A comitiva de artista voltou nesta segunda-feira (7) para Rio Branco, prometendo retornar ainda este ano a Natal, para mais uma apresentação artística de alto nível.
You must be logged in to post a comment Login