ACRE
Eclipse lunar: Acre com maior probabilidade de assistir o último fenômeno do ano nesta terça
Por Wanglézio Braga / Foto: Arquivo de Wanglézio Braga
De todo o Brasil, as regiões do Acre e parte do Amapá são favoráveis para acompanhar o último eclipse total da Lua, no ano. O eclipse vai ocorrer na madrugada desta terça-feira (8), com início da fase penumbral (quando a lua está na sombra mais clara formada por nosso planeta) às 3h02 (hora local).
A expectativa dos estudiosos é que o fenômeno dure aproximadamente 85 minutos. Bem diferentemente do eclipse solar, os espectadores não precisam usar óculos de sol ou improvisar “exames de raio-x” para observar o fenômeno.
Chamada popularmente de “Lua de Sangue”, o fenômeno adquire uma aparência avermelhada, mas tendendo ao tom laranja. Com explicação bem reduzida, a Lua de Sangue nada mais é que a lua entrando totalmente na sombra da Terra, mas o sol ainda conseguirá iluminar o satélite indiretamente. Desta forma, a lua ganha um tom avermelhado.
O Site Space, explica que “Durante o fenômeno, a lua cheia passa primeiro na penumbra ou sombra intermediária da Terra e, em seguida, entra na umbra da Terra ou sombra central profunda. A única luz solar que atinge a lua passa pela atmosfera terrestre, deixando a superfície lunar vermelha por causa do fenômeno físico chamado dispersão de Rayleigh – o mesmo que deixa o céu alaranjado no fim da tarde”.
You must be logged in to post a comment Login