ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura anuncia que vai contratar profissionais de saúde, mas concurso somente no 2° semestre de 2023
Câmara aprovou a contratação temporária de especialistas por seis meses, prorrogáveis por mais seis
O grave problema de falta de profissionais de saúde, em especial de médicos, nas Unidades de atendimento da capital acreana, se arrasta há muitos anos. Pensando nisso, a atual gestão enviou à Câmara Municipal um projeto que autoriza a contratação médicos e outros profissionais da área de saúde, para suprir o grande déficit nas unidades da Atenção Básica. Uma audiência pública foi realizada na tarde desta quarta-feira (21) na casa legislativa para debater o tema.
O processo de contratação dos profissionais é temporário, até que a gestão homologue o concurso público, o que ocorrerá não somente para a Saúde, mas para diversas secretarias que estão com déficit em seus quadros. O concurso está previsto para o segundo semestre de 2023, como explica o secretário municipal de Gestão Administrativa, Jonathan Santiago.
“A ordem do prefeito é que possamos fazer esse estudo, há uma preocupação tanto no impacto na folha de pagamento como no impacto na previdência. No segundo semestre iremos fazer concurso, a ordem do prefeito é nesse sentido, não só para a Saúde, mas para várias áreas que o município necessita.”
Entendendo a necessidade imediata da contratação desses profissionais, haja vista que quem precisa de médico não pode esperar, a Câmara aprovou a contratação temporária desses especialistas por seis meses, prorrogáveis por mais seis. Somente os vereadores Émerson Jarude, Michele Melo e Adailton Cruz votaram contra a contratação imediata dos profissionais para a Saúde.
“Quero parabenizar a secretária Sheila Andrade e o prefeito Tião Bocalom, que tiveram essa iniciativa. Nós que moramos nos bairros periféricos sabemos as dificuldades que passamos”, afirmou o líder comunitário e morador da Cidade do Povo, Róbson Silva.
A secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, mencionou sobre a importância da realização do debate, onde o tema pôde ser esmiuçado com mais profundidade.
“Essa audiência pública foi salutar, porque ouvirmos os sindicatos, a comunidade e, também, a gestão. Talvez (as contratações temporárias) nem seja o ideal, mas é o que podemos fazer neste momento em prol da nossa população que está precisando tanto”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Nogueira Lima, enfatizou o fato da realização de concurso público em 2023 para as principais secretarias da prefeitura, um compromisso do prefeito Tião Bocalom.
“O que o prefeito deixou bem claro para a população e para nós vereadores, foi uma coisa nova. Ele garantiu o concurso para todas as categorias da prefeitura”, elogiou.