PRINCIPAL
Governador dá um tempo nas comemorações do Natal para festejar outra conquista, a liberação para exportação de carne
O governador Gladson Cameli (PP) estava entusiasmado no último sábado não apenas com o Natal. Pelo telefone ele disse ao AcreNews não está cabendo em si de tão entusiasmado com uma das melhores notícias para o agro, a autorização emitida na sexta, 23, pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério de Agricultura peruano para o início da exportação de carne suína e bovina do Acre para o país vizinho. Os frigoríficos Dom Porquito, em Brasiléia, e Frisacre, conhecido como FrigoNosso, em Rio Branco, passaram na inspeção sanitária peruana e agora iniciarão o processo de habilitação que valerá para os próximos 3 anos.
A decisão do país vizinho põe fim aquilo que nunca passou de especulação em relação a parceria com o Peru. Caravanas de políticos andam lá há mais de uma década. Só agora é concretizada a liberação para a exportação da carne animal produzida pelo Acre. O entusiasmo do governador não é sem razão. Um negócio dessa magnitude vai mexer consideravelmente na balança comercial, na economia de modo geral pelos dividendos.
Mais na frente o AcreNews divulgará todos os termos do acordo que resultou em notícia boa para o Acre e seu agronegócio, que sai da retórica para a efetivação de grandes negócios no limiar de 2023.