POLÍCIA
Natural de Brasileia, desembargador Júnior Alberto toma posse, hoje, na presidência do TRE-AC
Da redação do AcreNews
O desembargador Júnior Alberto Ribeiro assume a direção do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) numa solenidade marcada para hoje (10), a partir das 17h, no plenário da instituição. Ribeiro ficará responsável pelas eleições do próximo pleito. O TRE estava sendo dirigido pelo desembargador Francisco Djalma, responsável pelas eleições de 2022.
O novo presidente da corte eleitoral nasceu em Brasileia, possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e Pós-graduação – MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ele Foi aprovado em concurso público para cargo de auxiliar judiciário do TRE-AC em 1991. Em 1995, foi aprovado no cargo de juiz de Direito substituto do Poder Judiciário, onde foi designado para a Comarca de Sena Madureira. Passou a integrar na classe de juiz de Direito no TRE e atuou como vice-presidente e diretor financeiro da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac).
A posse como desembargador veio em maio de 2014, após ter sido escolhido pelo critério de merecimento. Presidiu a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre, no Biênio 2017-2019 e foi corregedor-geral no Biênio 2019-2021. Atualmente é ouvidor-geral do TJAC, vice-diretor da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) e membro permanente da 2ª Câmara Cível.
Na solenidade de logo mais, membros do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), do Governo do Acre, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público do Estado (MPAC), da Defensoria Pública do Estado (DPE-AC) já confirmaram presença no evento. Uma coletiva à imprensa será realizada por volta das 17hs, antes da cerimônia, conforme informou a assessoria de imprensa da instituição.