POLÍTICA
Gilberto Lira destaca audiência pública realizada no Alto Acre: “Um encontro importante e bastante produtivo”
Na sessão desta terça-feira (22), o deputado Gilberto Lira (União), parabenizou a mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), pela audiência pública realizada na última sexta-feira (18) no Alto Acre que discutiu sobre o crescimento econômico da região. Para ele, o encontro que reuniu deputados, prefeitos, vereadores e representantes de diversos outros setores ligados à economia local, foi bastante produtivo.
“Não poderia deixar de parabenizar a mesa diretora desta Casa pela realização desse importante evento. Quero agradecer ainda a receptividade da prefeita Fernanda Hassem e de todos os prefeitos e vereadores que se fizeram presentes no evento. Uma agenda importante onde tratamos de inúmeros problemas das regionais”, disse.
O deputado também falou a respeito da necessidade do fortalecimento do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ele citou como exemplo Sena Madureira, que tinha 20 servidores no órgão e hoje tem apenas 2.
“O Incra tinha 20 funcionários, hoje temos 2. Como é que vamos fazer a regularização fundiária que não tem funcionários? Isso prejudica produtores rurais que estão há mais de 50 anos em suas propriedades”, pontuou.
Ainda de acordo com ele, a falta do título definitivo impede os produtores de terem acesso ao crédito. “Precisamos conversar e trazer esse tema que inclusive foi levantado pelos produtores rurais do Alto Acre durante a nossa audiência pública. Precisamos falar sobre isso para que possamos ter de fato uma regularização. Existem assentamentos no município e o único documento que o produtor tem é o cartão de assentamento e o banco diz: isso não serve. A regularização fundiária é uma questão que o Estado precisa se debruçar para resolver e avançar”, observou.