GERAL
TRE-AC alcança nível de excelência no iGovTIC-Jud 2023
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), alcançou, pela primeira vez, o nível de excelência no Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário. A divulgação preliminar foi realizada na última quarta-feira, 30 de agosto, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A expectativa é de que até o dia 15 de setembro, seja feita a comunicação final deste ranking.
O iGovTIC-JUD (Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário) foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça para avaliar e acompanhar a Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC dos órgãos do Poder Judiciário. O levantamento conta com a participação de 93 tribunais e é classificado de acordo com as notas obtidas entre os níveis de maturidade “Baixo”, “Satisfatório”, “Aprimorado” e “Excelência”.
Os critérios avaliados pela premiação têm como base a Resolução CNJ nº 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), com a previsão de realizar pesquisa anual pelo Conselho Nacional de Justiça.
A avaliação é feita por meio de questionário com perguntas a respeito da estratégia tecnológica, dividido em dois domínios: o da Governança e Gestão de TIC, contendo os temas: Transformação Digital, Políticas e Planejamento, Atendimento e Suporte ao Usuário; e o dos Serviços de TIC, abordando os temas: Sistemas de Informação, Infraestrutura Tecnológica e Serviços em Nuvem, Riscos, Segurança da Informação e Proteção de Dados.
“A pontuação demonstra o compromisso do Tribunal na evolução da maturidade organizacional em Governança e Gestão de Tecnologia da Informação”, avaliou o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto.