KATIANNY ARAÚJO
A importância da estética na melhor idade; Sinais ou verrugas, tirá-los ou não?
Para você, que quer chegar a melhor idade com qualidade de vida, buscando pela sua saúde estética, autoestima e bem-estar, hoje, terça-feira, 19, abordo um tema sobre a importância da estética e os benefícios que lhe trazem, quanto ao seu autocuidado.
Remoção de sinais ou verrugas, cientificamente conhecido como ‘Nevo”. Tirá-los ou não?
A remoção de sinais ou verrugas pode ser feita por razões estéticas ou de saúde. Geralmente inofensivas, podem, em alguns casos, esconder lesões cancerosas. Por isso, é importante procurar um profissional de saúde estética, especialista na área, para que não ocorra lesões na pele do paciente.
Para saber o que fazer com esses sinais incômodos, a Empresária e dona da Clínica de Estética, Dra. Luana Almeida, Biomédica Esteta, responde algumas perguntas.
Como retirar sinais ou verrugas?
Os sinais ou verrugas podem ser retirados por meio de jato de plasma, peeling químico ou laser. Para o procedimento de remoção, o Biomédico Esteta avalia a necessidade de uso de anestésico local, e sendo necessário, realizamos o procedimento adequado e, no pós-procedimento pode ser receitado por biomédicos, uma pomada tópica para uma melhor cicatrização.
Quais sinais devem ser removidos?
Aqueles que não tem sintomas, apenas incomodam esteticamente.
Já as pintas com variação de tamanho, forma e cor, manchas que sangram, ardem, descamam ou coçam devem ser examinadas pelo profissional da saúde para encaminhar para um médico dermatologista, que vai avaliar a necessidade de sua remoção, ou não.
Posso pegar sol depois de remover os sinais?
A exposição solar não é recomendada após o procedimento de remoção, pois a pele da região ainda estará muito sensível, o que pode comprometer a cicatrização ou deixar a região manchada. Sendo assim, é indicado que você não se exponha ao sol.
E a cicatrização?
No caso das pequenas remoções, elas se fecham sozinhas, sem a necessidade de pontos, pois, como Biomédicos Estetas, realizado os procedimentos minimamente invasivos, não adentrando em outras classes profissionais. Mas, é recomendável o uso de uma pomada tópica, para ajudar na cicatrização da pele.
E a cicatriz?
No caso da remoção de sinais por questões estéticas, dificilmente ficará cicatriz exposta, a não ser que o paciente tenha tendência a queloide, (principalmente o paciente com pele mais pigmentada), a chance de desenvolver uma cicatriz é maior do que as pessoas de pele mais clara.
- Katianny Araújo é Biomédica e pós-graduada em Biomedicina Estética