GERAL
Governo federal diz que 586 unidades de ensino no Acre não possuem energia elétrica
Por Wanglézio Braga
O Governo Federal pretende mudar a realidade de pelo menos 586 unidades de ensino básico que supostamente não possuem energia elétrica. Esse número corresponde a 39% de um grupo de 1.487 unidades existentes em todo o Acre. Porém, um plano estratégico apresentado nesta semana deve mudar essa triste realidade.
“Para mudar essa realidade, o Governo Federal lançou a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, que irá reunir todas as políticas públicas em andamento com o objetivo de universalizar a conectividade nas instituições de educação básica até 2026. Para essas escolas sem energia elétrica e para as que possuem somente gerador fóssil, o Governo Federal vai viabilizar a conexão com a rede pública de energia ou disponibilizar geradores elétricos fotovoltaicos”, informou uma peça publicitária do Ministério da Educação MEC enviada ao AcreNews.
Paralelo às questões da energia elétrica, o plano do executivo federal é levar também conexão de internet para 647 unidades no estado. Nesse contexto, outras 144 precisam de melhorias na velocidade de conexão. “Essas escolas serão conectadas por fibra óptica ou via satélite com uma velocidade de pelo menos 1 Mbps por aluno e contarão com cobertura completa de rede Wi-Fi”, informou o governo federal.