ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Rondônia, vizinho do Acre, declara emergência zoossanitária para prevenir a Gripe Aviária
Por Wanglézio Braga
O estado de Rondônia declarou emergência zoossanitária para prevenir casos de Influenza Aviária, o documento foi assinado na semana passada, mesmo sem apresentar nenhum caso no território rondoniense. A medida foi assinada pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) que adotou orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Com a declaração, fica suspensa dentro do estado, por 3 meses, a realização de exposições, torneios, feiras, demais eventos com aglomeração de aves e a criação ao ar livre com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados segundo Instrução Normativa nº 56, de 4 de dezembro de 2007.
À imprensa, o governador Marcos Rocha (UB) confirmou que o estado não registrou nenhum caso da doença e que ação é apenas uma antecipação para, caso haja alguma emergência, “a Idaron possa adotar as medidas de prevenção e controle de forma célere e eficaz”. “Ou seja, se for registrado caso da doença na região de Rondônia, podemos dar maior agilidade na obtenção e liberação de recursos e na adoção de medidas zoosanitárias que se fizerem necessárias”, explicou.