GERAL
Joelson Pontes, a joia do partido Progressistas na cobiçada região do Alto Acre para 2024
Por Eré Hidson
De trabalhador da roça na infância a “menino do Detran”, vereador e agora pré-candidato a prefeito de Brasileia pelo Progressistas. Esse é o resumo mais hinesto do jovem Joelso Pontes, de 35 anos.
Atualmente representante do Detran no Alto Acre, Joelson conta um pouco de sua trajetória de vida e o que o fez chegar até aqui como um dos líderes políticos da região da fronteira.
Filho de agricultores, Joelso conta que passou a infância na roça, lidando diretamente com a produção rural, depois mudou-se pra cidade com objetivo de estudar, se formar. Nisso, passou em concurso do Detran, autarquia da qual é servidor até hoje.
Muito novo ficou conhecido como o “menino do Detran”, onde fez muitas amizades e ganhou notoriedade e respeito da sociedade Brasileense fatos que o atraíram a militar na política, sempre no PP, atual Progressistas.
Convidado a disputar uma cadeira de vereador, foi eleito em 2012 com apenas 24 anos de idade e incríveis 413 votos, votação extraordinária num colégio eleitoral relativamente pequeno.
Aliado de primeira hora e amigo do atual governador Gladson Cameli, Joelso foi candidato a deputado estadual em 2014 a convite do mesmo, que concorria a vaga de senador. Joelso obteve surpreendentes 1.785 sufrágios, outra votação que marca posição à sua ascensão política.
Em 2016 candidatou-se mais uma vez a vereança, conseguindo o segundo mandato com exatamente 412 votos, um a menos que em 2012. Em 2020 resolveu não ser mais candidato a vereador e passou a continuar na labuta de militante progressistas, sigla da qual é presidente, tendo como vice-presidente o médico Edson Braga Rodrigues, que foi candidato a deputado federal, terminando como suplente, com uma votação perto de 5 mil sufrágios, que ajudaram a eleger os três federais do PP.
Aliado de primeira hora da vice-governadora Mailza Assis, a quem acompanha desde o mandato dela de senadora, Joelson também faz parte do grupo político da deputada estadual Maria Antônia, que é natural de Brasileia, junto com o ex-prefeito Deda, talvez os maiores entusiastas e apoiadores seus.
Joelson é também ligado ao governador Gladson Cameli, a quem ele denomina de “um irmão que eu tenho”.
Joelso tem pavimentado bem a sua pré-candidatura nos mercados, nos taxistas, mototáxistas, em meio a juventude, nas famílias e também na zona rural, de onde é oriundo.
São esses relatos de uma trajetória de lutas e conquistas que fazem o partido Progressistas olhar para Joelso com a devida atenção.
Casado com Ivanilse Assis Pontes e pai de primeira viagem do pequeno João Jorge da Silva Pontes, de apenas 3 meses, e pai de criação de Ianna Evelyn, de 9 anos, Joelso se diz motivado a ir a luta mais uma vez, “pois isso não é sacrifício, eu faço isso desde a idade da minha filha Evelyn”, diz.
E completa seu raciocínio: “Me sinto preparado pra assumir uma missão tão nobre, dentro desse conjunto de forças e aliados, que são importantes, mas sobretudo uma aliança de pacto com a população Brasileense”.