ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Presidente da Aleac faz o balanço de 2023, mostra participação da casa no desenvolvimento do Acre e promete “mesma pegada” para 2024
Alessandro Silva, especial para o Acrenews
O recesso parlamentar na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) teve início na última sexta-feira, 15, após a sessão solene de entrega de títulos de cidadão acreano e moções de aplausos a dezenas de pessoas que contribuem com a sociedade do Estado.
Em entrevista exclusiva ao portal Acrenews, o presidente da mesa diretora, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), faz balanço sobre o ano legislativo e conquistas da casa para a sociedade acreana.
Gonzaga destacou os trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares e das ações de interiorização da Casa, com as audiências publicas realizadas nas regionais Alto Acre e Juruá.
“2023 Foi um ano muito produtivo para a Aleac, trabalhos todos os dias de segunda a sexta, propondo projetos, indo ao encontro com a sociedade com nossas audiências públicas, votamos projetos de interesse do povo e estamos empenhados em fortalecer nossa economia que tem impacto direto no progresso, geração de emprego e renda para nossa gente”, resume Gonzaga.
Entre projetos de emendas, Lei, indicações e projeto de lei complementar, os parlamentares apresentaram na Aleac somente em 2023 1523 proposições, conforme abaixo.
QUADRO GERAL
Tipo Matéria Quantidade
PL – Projeto de Lei 298
PR – Projeto de Resolução 5
REQ – Requerimento 159
PLC – Projeto de Lei Complementar 38
PDL – Projeto de Decreto Legislativo 5
MOÇÃO – Moção 88
IND – Indicação 874
PEC – Proposta de Emenda Constitucional 5
VETO – Veto 25
MENS – Mensagem 26
Gonzaga ainda falou sobre a harmonia entre os poderes e sua importância para o sustento da democracia.
“Trabalhamos com uma relação das melhores com os demais poderes, isso fortalece o trabalho e o dever de cada um dos poderes. A democracia e os três poderes se fortalecem quando existe o respeito entre si e essa harmonia, que nossa gestão vem mantendo desde quando o Nicolau Jr esteve à frente da mesa diretora”, destacou o parlamentar.
Ele ainda destacou o trabalho que o parlamento vem fazendo para fortalecer as parcerias econômicas do Acre com os países vizinhos com o Peru na relação e importação e exportação entre o estado e o Peru.
“Nós queremos ver este estado crescer, e com a audiência pública realizada no Alto Acre, nós identificamos que a produção de suínos for dobrada naquela região ainda se terá um déficit na produção, mediante essa deficiência criamos um fundo em parceria do Estado e a empresa visando otimizar e oportunizar o melhoramento para aumentar tanto a produção de suínos com do frago naquela região. E com isso podendo atender o mercado exterior”, revelou Gonzaga.
O presidente ainda falou sobre o planejamento do parlamento para 2024.
“Queremos manter esta pegada de trabalho intenso, onde o grande beneficiado é o povo. Em 2024, iremos dar continuidade as audiências públicas, um em Rio Branco atendendo o baixo Acre e outro na regional Purus”, explica ele.