ESPORTE
FADE e Entidades Esportivas assinam Protocolos de Intenções com foco em 2024
As competições promovidas pela Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE) estão fechadas na temporada de 2023, mas o trabalho continua. A entidade começa a fechar parcerias com as federações e ligas esportivas visando o calendário de 2024, que deve iniciar em fevereiro do próximo ano.
“Firmamos convênio com as federações de xadrez, handebol, atletismo e as ligas de taekwondo e futsal, na capital, além das ligas de Futsal e Handebol em Cruzeiro do Sul. Vamos aumentar os nossos eventos em 2024 e tornar o esporte escolar ainda mais forte”, afirmou o presidente da FADE, João Renato Jácome.
No Xadrez, por exemplo, a FADE realizará seis etapas do campeonato estadual escolar da modalidade, na capital e interior, visando a seleção de atletas nas categorias Sub-14 e Sub-18. Quem participar comporá o ranking que, ao término, terá premiações epecificas. A partir desses resultados a FADE vai selecionar os representantes também da fase nacional dos JEBs Sub-14, que acontecerá em Recife (PE), no seguno semestre. A primeira etapa está prevista para dia 10 de fevereiro.
CONVÊNIO COM A FAEA – O presidente da FADE, João Renato Jácome, se reuniu com o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), Ricardo Sampaio, e encaminhou um protocolo de intenções para os quatro etapas do campeonato estadual escolar de 2024, com evento no interior do estado, e a homologação de resultados pela entidade de área.
Open de Desporto Escolar, em Cruzeiro do Sul, com Xadrez: evento teve recorde de público, com quase 40 inscritos | Foto: Helder Freire / FADE
“A gente entende que quem nada lá nos eventos da FAEA, está na escola, principalmente quem tem até 21 anos. Então, esse é o nosso público. A reunião com o professor Ricardo foi bastante proveitosa. A natação é um esporte importante, mas queremos começar a trabalhar também os eventos em águas abertas, o que será inédito”, declarou o dirigente.
Em 2023 a FADE realizou, dentro do calendário estadual, três competições de natação (uma em Rio branco e duas em Cruzeiro do Sul), e formou 29 árbitros da modalidade, os primeiros na história da instituição, sendo 19 em Cruzeiro do Sul e 10 árbitros em Rio Branco. Os cursos foram ministrados pelo professor especialista em natação, João Marcelo Varela.
TEMPORADA DE 2024 – João Renato projeta o início da temporada de 2024 para a primeira quinzena de fevereiro com a primeira etapa do Open Escolar, com disputas no taekwondo, judô, xadrez e atletismo e outras duas modalidades que serão definidas.
A proposta da FADE é realizar os eventos já visando a formação da delegação acreana para participação nos Jogos Escolares Brasileiros Sub-18, que serão lançados no próximo ano pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Os eventos terão o incremento financeiro do Programa de Apoio às Federações (PAF) e parceiros locais, captados pela FADE.
Open de Desporto Escolar, em Cruzeiro do Sul, com Natação, em novembro de 2023 | Foto: Helder Freire / FADE