Connect with us

ACRE

Abate de bois cai no Acre, mas opinião de presidente da Federação da Agricultura é equivocada, dizem especialistas

Publicado

em

Para o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Acre (Faeac), Assuero Veronez, o abate de bois no Estado vem caindo justamente pela baixa oferta de bois. “Pelo desestimulo que houve três quatro anos atrás, houve muito abate de fêmeas, e os bezerros que seriam boi gordo hoje não existem”, disse Veronez.

“Se a gente for verificar, em todos os Estados caiu o abate. Vivem ciclo de baixa oferta para abate e os frigoríficos estão tendo dificuldade para manter sua carga operacional”, completou.

E sentenciou: “Exatamente por isso o preço da carne está elevado”.

Argumento do presidente da federação Assuero Veronez não condiz com a realidade, os abates no Acre vêm caindo a 5 anos consecutivos, e o grande fator para isso foi a saída de bezerros para outros estados, de 2016 até agora os abates de fêmeas se manteve praticamente igual, sem alteração. Vale ressaltar que o governo Gladson Cameli freou essa saída irregular que estava acontecendo em nosso estado, crime de evasão fiscal.

No passado a maioria dessas saídas de gado eram de forma irregular. Em todos os estados caíram os abates, mas especialmente no Acre a alta saída de bezerros contribuiu para a diminuição de oferta de gado para abate nos frigoríficos do Estado.

Os bezerros que seriam “boi gordo”, próprio para o abate, não são porque foram para outros Estados.

Hoje a saída de gado está sendo feita corretamente com recolhimento do ICMS, delegado Pedro Resende que está à frente das investigações dos crimes de evasão fiscal de gado em pé para outros estados. Se forem verificados os números nos últimos 10 anos permanecem regulares com relação ao abate de fêmeas.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas