Connect with us

CULTURA

Academia Acreana de Letras (AAL) publica edital para eleição de novos imortais

Publicado

em

ACADEMIA ACREANA DE LETRAS

Fundada em 17 de novembro de 1937

Filiada à Federação das Academias de Letras do Brasil

Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual nº 117 de 19 de setembro de 1967

Registrada no Conselho Nacional do Serviço Social sob o nº 30854/30

EDITAL 001 DE 19 DE ABRIL DE 2022

  1. OBJETO – ELEIÇÃO DE MEMBROS EFETIVOS DA ACADEMIA ACREANA DE LETRAS

 A  Presidente da Academia Acreana de Letras, no uso de suas atribuições legais, torna público a abertura de dez (10) vagas para intelectuais, escritores, pesquisadores que queiram concorrer a uma das cadeiras vacantes da instituição: Cadeiras 5, 8,9,14,16,21,28,36,37,40, tendo por Patronos Alexandre Rodrigues Ferreira (5); Aníbal Teófilo (8); Antonio Areal Souto (9); Barbosa Rodrigues (14); Cândido Rondon (16); Epaminondas Jácome (21); José Carvalho (28); Nelson Lemos Bastos (36); Oswaldo Cruz (37); Ramalho Júnior (40).

  • Procedimento – O procedimento para ingresso de novos Acadêmicos será regido por este edital, em conformidade com o Estatuto da Academia, devendo o candidato cumprir as exigências do presente Edital.
  • Os requisitos – a) Ter comprovada produção literária, cultural, artística, educacional; b) Passar por uma entrevista;
  • Submeter-se a uma eleição e obter, no mínimo, 10 votos.
  • As inscrições – Serão realizadas no Centro Cultural do TJAC, das 14 às 17 horas, nos dias 23,24, 25 de maio de 2022, ocasião em que deverão ser entregues:
  • Toda produção intelectual do candidato (que ficará no acervo da AAL);
  • Curriculum Vitae;
  • Cópia de RG e CPF;
  • Comprovante de residência fixa no Acre;
  • Ser maior de 21 anos;
  • Ter curso superior completo;
  • Ser brasileiro nato;
  • Apresentar Carta de indicação de um imortal do Quadro Permanente ou do Quadro de Eméritos da AAL;
  • Apresentar comprovante de taxa inscrição no valor de R$250,00 – Banco Brasil, Ag, 2359-0, c/c 22689-0.
  • O candidato será submetido a uma entrevista oral e escrita pela Comissão Eleitoral (30,31 de maio, entre 15 e 16 horas). Etapas eliminatórias.
  • Local das inscrições: Centro Cultural do TJAC (ao lado do Palácio Rio Branco).
  • Comissão de homologação das candidaturas: Prof.ª Dr.ª Olinda Batista Assmar, Prof. Dr. Alexandre Melo, Prof. Dr. Reginâmio Bonifácio e Prof.ª Dr.ª Maria José Bezerra (Quadro de Eméritos), Prof.ª Dr.ª Luísa Galvão Lessa Karlberg.
  • Homologação das candidaturas: 20 de junho de 2022 em mídias sociais.
  • A votação se dará por meio de cédula impressa, forma presencial, por e-mail, por WathsApp.
  • A Comissão Eleitoral está composta pelos seguintes imortais: Prof. Enilson Amorim (Presidente), Prof.ª Dr.ª Olinda Batista Assmar (Vice-Presidente), Prof.ª Dr.ª Maria José Bezerra (Secretária), Prof. Adalberto Queiróz (Membro), Prof. Claudemir Mesquita (Membro).
  • Dia da eleição: 30 de junho de 2022, das 10h às 12h e das 14h às 17h.
  • Local de votação: Centro Cultural TJAC (ao lado do Palácio Rio Branco).
  • Resultado da votação: dia 30  de junho entre 18 e 19 horas

Rio Branco, Acre, 23 de abril de 2022

                             Prof.ª Dr.ª Luísa Galvão Lessa Karlberg

                                        Presidente da AAL

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CULTURA

Secretaria de Empreendedorismo e Turismo torna público edital para participação da Feira Nacional de Artesanato e Cultura

Publicado

em

Por

A Secretaria de Empreendedorismo e Turismo do Acre (Seet), por meio da Coordenação Estadual de Artesanato, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), torna público o processo de seleção de interessados em participar da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenace).

A feira será realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE), no período de 16 a 25 de setembro de 2022. Para participar da mostra nacional, o artesão acreano deve se inscrever para concorrer a uma das doze vagas disponibilizadas, sendo oito vagas para artesãos individuais, uma para artesão indígena e três vagas para os artesãos que não tenham participado da última feira ou novos artesãos apoiados pelo PAB.

“Essa é uma oportunidade que temos em mostrar um pouco do nosso produto acreano e a cultura, podendo realizar essa troca de informações e contatos com outros estados e até países, pois as peças produzidas no Acre são muito atrativas”, disse a coordenadora estadual do Acre, Suelany Paiva.

Os artesãos interessados em concorrer às vagas poderão se inscrever no período de 12 a 19 de agosto, no formato presencial, das 8h às 12h, na sede da secretaria (antigo Hotel Pinheiro) ou pelo email suaelanypaiva@gmail.com.

Para mais informações ou esclarecimentos, os interessados podem ligar para (68) 9976-7971.

Continue lendo

CULTURA

Curso de fotografia que será ministrado pelo jornalista Marcos Vicentti está com as últimas vagas disponíveis

Publicado

em

Por

O fotojornalista Marcos Vicentti está oferecendo um curso de fotografia em Rio Branco, a modalidade híbrida, entre os dias 06 e 07 de agosto. Os pré-requisitos são: ser maior de 14 anos e possuir uma câmera digital amadora ou profissional ou um celular.

O curso tem carga horária de 20horas: 8 EAD, 8 de aulas práticas e 4 de monitoria. O investimento será de R$ 250,00.

As últimas vagas estão disponíveis e para aqueles que se interessarem pelo curso podem entrar em contato através do número: 68 99221 4836 ou do LINK.

Continue lendo

CULTURA

Sesc realiza feira literária em Cruzeiro do Sul, a partir desta quarta-feira, 27

Publicado

em

Por

Evento começa nesta quarta (27) e se estende até sexta-feira (29), no Teatro dos Nauas em Cruzeiro do Sul com horários das 8h às 18h para escolas e 19h as 22h público em geral, com entrada gratuita; escritores, quadrinistas e grupos de literatura estarão presentes.

O Município de Cruzeiro do Sul sedia uma feira literária educativa nesta semana. O evento tem entrada gratuita com escolas agendadas e público em geral e ocorrerá no espaço do teatro do Nauas.

Estarão presentes na feira escritores independentes, poetas, músicos, grupos de literatura, escritores, recreadores e contadores de histórias. A feira foi organizada a partir de uma curadoria compartilhada entre a equipe do Sesc e participantes de iniciativas coletivas.

BiblioSesc presente na feira

Publicações variadas viajam o país por meio do BiblioSesc. Uma unidade móvel que circulam com o objetivo de incentivar o hábito de leitura, atendendo principalmente a localidades com pouco acesso a livros e bibliotecas. O caminhão, adaptado com estantes, transportam um acervo de 3,5 mil volumes criteriosamente selecionados e constantemente renovados.

Nas estantes do veículo, o público encontra romances, clássicos, poesias, contos de fadas, histórias em quadrinhos, biografias, livros de culinária, dicionários, livros didáticos e até audiolivros. Além dessa oferta de livros, são realizadas ações para engajar os leitores, como clubes de leitura, bate-papos com autores, contação de histórias e atividades lúdicas, que reforçam o prazer de ler.

Programação completa no site www.sescacre.com.br

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas