Connect with us

ACRE

Acreano descobre vinho de açaí enquanto fabricava cerveja artesanal; primeiro blogueiro do Acre descobriu nosso professor Pardal

Publicado

em

Um vinho de qualidade fina acaba de ser descoberto em Rio Branco, a partir do ponche de açaí. Tipo um achado dos deuses. O nosso descobridor é um acreano da gema, o servidor público Marcos Júnior, fabricante de cerveja em casa. O jornalista Altino Machado, nosso primeiro blogueiro, foi quem achou nosso enólogo, que apesar de trabalhar no fundo do quintal, no sentido figurado, fabricou coisa muito fina e que poderá chamar a atenção. Veja como o Altino o apresentou em sua rede social:

VINHO DE AÇAÍ OU PAJUARI – Servidor público federal, o amigo Marcos Junior produz vinho de açaí. No país das leis, é necessário explicar: a Lei nº 7.678, de novembro de 1988, dispõe sobre a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados da uva e do vinho. De acordo com a tal lei, “vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura”. E o seu Parágrafo Único sentencia: “A denominação vinho é privativa do produto a que se refere este artigo, sendo vedada sua utilização para produtos obtidos de quaisquer outras matérias-primas”.

Pois bem, o que Marcos produz é vinho de açaí, mas digamos, para não ferir a lei, que seja pajuari, que é uma espécie de bebida estimulante usada pelos indígenas a partir de frutas fermentadas. Tecnicamente, de acordo com a legislação, o termo “legal” seria “fermentado de açaí”. Mas o que ele produz é realmente “vinho de açaí”. Quem tiver a sorte de saborear saberá.

Marcos explica como tem sido a experiência na produção de vinho de açaí, opa!, na produção de pajuari.

–– Após alguns anos produzindo cerveja artesanal em casa, inclusive com uso de frutas regionais em fruit beers, passei a tentar produzir hidromel, o qual também permite a adição de frutas. Após produzir um hidromel com amora que ficou bem interessante, resolvi testar o açaí! Nos testes iniciais, em janeiro deste ano, já vi que o produto teria um potencial para algo semelhante a um vinho tinto de uva, mas com as características próprias do açaí: aroma intenso de frutas roxas, boa acidez e reminiscências de madeira, castanhas e terrosidade. A partir disso, comecei a fazer pequenos ajustes (e ainda ajustando) nos lotes subsequentes, e atualmente vejo que duas versões ficaram bem boas: uma com um pouco de açúcar residual e outra mais seca. O açaí é um fruto maravilhoso e, para mim, foi uma grande satisfação ter conseguido vinificar e produzir um vinho de boa qualidade com ele.

No Instagram, sigam o perfil do vinho de açaí Florisa: @florisavinhos

Sucesso, Marcos.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas