ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Aneel fala que acionar TermoNorte para garantir energia no AC ‘terá custos para os consumidores’
Por Wanglézio Braga
Nesta quinta-feira (05), Sandoval Feitosa, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), falou abertamente durante audiência no Senado Federal, na Comissão de Infraestrutura, que o acionamento Termonorte I e II, que usa óleo diesel para gerar energia, terá custos para todos os consumidores.
Apesar de já falar ‘custos para todos os consumidores’, a ANEEL diz que ainda não é possível precisar qual será o impacto nas tarifas. Os custos para acionamento dessas usinas serão pagos via Encargos de Serviços do Sistema (ESS), que serve para manutenção da confiabilidade e da estabilidade do sistema elétrico nacional.
“Essa conta será rateada entre os consumidores atendidos pelas distribuidoras, como os residenciais, e pelos que operam no chamado mercado livre (…) Quando decide acionar térmicas que não estavam previstas, têm um custo”, explicou Feitosa.
O acionamento da Termonorte para não faltar energia para o Acre e Rondônia foi a alternativa encontrada pelo Governo Federal e pela ANEEL para suprir a demanda. Recentemente a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, localizada em Porto Velho, capital rondoniense, anunciou a suspensão da produção da energia devido à seca do Rio Madeira.
Na última quarta-feira (04), o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o acionamento da TermoNorte I e II vai complementar o suprimento de energia nos horários de maior demanda nos dois estados. O Ministério ressaltou que o abastecimento de energia em todo país está garantido.