Connect with us

EDUCAÇÃO

Apaixonados por astronomia, estudantes fazem vaquinha para comprar telescópios profissionais

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Arquivo Pessoal

Alunos da Escola José Rodrigues Leite, que fica localizada no coração de Rio Branco, demonstraram que a busca pela educação de qualidade deve acontecer mediante o esforço e a união de todos. Formando uma ‘vaquinha’ entre cinco turmas, com auxílio de professores, eles conseguiram comprar dois aparelhos telescópios profissionais novinhos que vão auxiliar nos experimentos das aulas de rotas de astronomia.

As aulas fazem parte do projeto de novo “Ensino Médio” e que teve início neste ano com foco na criação de protótipos de telescópios e lunetas. A concepção foi feita a partir de materiais simples, encontrados com facilidade no mercado local como plásticos, canos e lentes de baixa qualidade. No entanto, esse contato foi o pontapé para a busca de mais conhecimentos sobre os astros do universo.

“A precisão desses materiais eram mínimas. Eles [os alunos] não se conformaram com esses protótipos. Daí, fizeram a arrecadação e conseguiram comprar os aparelhos profissionais. Esses aparelhos são caros e nenhuma escola pública de Rio Branco, por exemplo, possui para aulas de experimentação”, explica Jucely Sarkis, professora de Física.

A ‘vaquinha’ teve início no mês de maio e durou até julho. Uma mobilização de quase 200 alunos. Além da contribuição voluntária, eles realizaram rifas para alcançar o valor total de R$ 1.335,60. Alguns trocaram o dinheiro do lanche em prol da campanha. O montante foi suficiente para comprar dois exemplares de excelente qualidade.

Alunos usam um protótipo nas aulas de experimentação (Foto: Arquivo Pessoal)

“A sorte é que conseguiram comprar fora do estado, pela internet, e saiu com um desconto muito bom. Agora, eles estão animados com essa nova aquisição”, relata Sarkis e acrescenta: “O mais interessante é que a escolha desses modelos, a calibragem desses dispositivos, foram feitas por eles, sem a nossa interferência”.

Ana Júlia Oliveira, de 17 anos, é uma das alunas que encabeçou o movimento. Ela conta que a partir de agora vai ficar mais fácil compreender os ensinamentos da modalidade e que terá melhor ‘contato visual’, mesmo que de longe, com o universo.

“Acho que o nosso conhecimento vai melhorar bastante. Antes a gente via vídeos, fotos, da internet, tinha noção teórica de astronomia. Com os telescópios, vamos testemunhar o que acontece no espaço, mesmo que estejamos muitos distantes deles (…) A nossa turma, a 309, se sente orgulhosa por tudo isso. É um patrimônio da gente, é investimento em educação. É sacrifício em prol do coletivo”, frisa.

Para a docente, os jovens deram uma verdadeira aula de iniciativa. “Apesar de serem os protagonistas dessa história, eles viram o problema e acharam a solução. Um problema comum nas escolas do nosso país, a falta de materiais para as aulas de experimentação. Eles buscaram a solução, mesmo que temporária. Viram que não é só estudar teoria, precisavam da prática. Nesta necessidade, teve uma autonomia e iniciativa bastante louvável. Sinto-me orgulhosa”, conclui.

Nesta terça-feira (16), haverá uma solenidade de entrega dos dois telescópios. No evento, os próprios alunos vão prestar homenagens aos professores e profissionais da escola que contribuíram com o projeto.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas