Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Apesar das ações do governo, maior parte do desmate no Acre não tem autorização

Publicado

em

Dos 409 quilômetros quadrados desmatados no Acre entre agosto de 2023 e julho de 2024, apenas 8,90 km2 são legais. O restante, 400 km2, foram realizados sem acompanhamento oficial, o que mostra que apesar das políticas governamentais persistem as ações não autorizadas.
Os dados são do Instituto Centro de Vida (ICV) e foram divulgados no fim da segunda semana de fevereiro. O ICV mostra ainda que a ilegalidade atingiu dois terços do desmatamento registrados na Amazônia e no Cerrado, quando as taxas dos dois biomas são somadas.
O levantamento considerou o desmate ocorrido entre agosto de 2023 e julho de 2024 – período chamado de calendário do desmatamento. Neste intervalo de tempo, 90,8% da destruição florestal ocorrida na Amazônia não possuía autorização. Já no Cerrado, a taxa foi de 51,1%. Somadas, a supressão de vegetação nativa realizada de forma não autorizada nos dois biomas foi de 67,5%.
O levantamento foi feito com base nos dados de monitoramento do PRODES, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e nas informações sobre autorizações de desmatamento do sistema nacional Sinaflor e de bases estaduais.
Segundo o ICV, os dados indicam para a necessidade de fortalecimento de um sistema único de autorizações de desmatamento, para que o controle seja mais efetivo.
Dos 16 estados inseridos na Amazônia e Cerrado, apenas oito utilizam seus sistemas estaduais de forma conjunta com o Sinaflor federal. São eles: Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas