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ARTIGO

ARTIGO DO PROFESSOSR DR. ANTÔNIO FURTADO — A BR do Mar

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Neste 04 de julho/23 – foram sabatinados os novos Diretores do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre, todos profissionais da Engenharia. Três deles servidores de carreira da casa. Indicativo promissor e de respeito ao Corpo Técnico do DNIT.


Na oitiva dos Diretores feita pela Comissão de Infraestrutura do Senado – presidida pelo Senador Confúcio Moura – onde houve expressiva participação dos senadores daquela Comissão. Muito prestigiado a Audiência. Presente o Senador Alan Rick que teve participação relevantes evento. Tudo em face da maior obra do estado do Acre ser – a RECONSTRUÇÃO da BR 364 – trecho dos Km 124 ao Km 682 ( Rio Liberdade).


Leia-se: Rio Branco a Cruzeiro do Sul, trecho em condições precárias de tráfego e manutenção. Todos sabemos!


Em especial porque nos dias 30/06 ao 03/07 – realizou-se Caravana Pública percorrendo, analisando os “pontos críticos” e discutindo as possíveis soluções para a transformação deste segmento rodoviária em BR Federal, de fato. Padrão DNIT – nos moldes de seus regramentos e da boa prática da construção rodoviária.


Muita esperança e fé, crédito justo às Tecnologias e aos Profissionais da Engenharia, para que isso se concretize e os acreanos ( destaque-se o povo dos vales do Purús e Juruá) passemos a usufruir de um modal de transporte rodoviário ( no caso , o único da região) com a qualidade que a nossa gente aguerrida merece.


Boas notícias nos debates, ao longo do trajeto da Caravana e as diversas falas das autoridades.


Assim: confirmação que a obra da Reconstrução – nesta primeira fase – MANUTENÇÃO e alguma RECONSTRUÇÃO que serão realizadas- estão inclusas no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal. Significa que haverá recursos financeiros para a execução física das Obras. Seguindo com boas notícias, é que a falta de Manutenção – a razão maior do estado precário desta malha rodoviária brasileira – terá, agora, cerca de 50% dos recursos do órgão. Valor que, sendo confirmado, serão de aproximados R$ 8,5 bilhões para este ano. Um excelente notícia para os nós os brasileiros (e pra as empreiteiras).


O Diretor Eng. Fábio Pessoa terá um grande desafio e muito trabalho pela frente. Mas o que não lhe falta é talento e competência profissional. Técnico já “testado na forja” da vida, por longos anos, embora jovem, mas com desempenho exemplar nas missões que lhe foram confiadas.


Muitos temas interessantes sobre nossos modais de transportes: rodoviários, aquaviários, ferroviários a interface entre eles. Pouco se falou do modal MARÍTIMO. Alguém, rapidamente, o nominou de: BR do MAR.


De fato, a BR do MAR (o Oceano Atlântico) é concorrente da BR 101 – nossa maior rodovia federal litorânea. Tão producente e de “baixa manutenção”, que nem nós lembramos dele. Relembrando o saudoso Prof. Jurandir Povinelly, Universidade de Federal São Carlos/SP – que em aula, nos disse: “(…)… a ÁGUA é como MÃE, a gente só se lembra quando FALTA…”


Temos muito a explorar e evoluir – em todos os modais – pouco explorados: Ferroviário e o Marítimo. A BR do MAR está bem aí! Disponível não só para transportes, mas também para produzir energia limpa , o Hidrogênio Verde! Avança Brasil, pois já somos 203 milhões à espera de melhor vida e generosas oportunidades!
Estamos aqui!…


Autor: Antônio de Lima Furtado
Engenheiro Civil e Advogado
Usuário das BRs

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