Connect with us

POLÍTICA

Bocalom e Major Falcão visitam a rua que primeiro alaga em Rio Branco e chefe da Defesa Civil diz ao AcreNews: “A enchente vem mais cedo esse ano”

Publicado

em

O prefeito Tião Bocalom (Progressistas) e o Major Bombeiros Cláudio Falcão, chefe da Defesa Civil municipal, estiveram na manhã desta quinta-feira, 23, na travessa Campina, bairro Ayrton Senna, Baixada da Sobral, a que primeiro alaga na capital. De lá eles foram ao Parque de Exposições, onde já organizam para receber famílias vitimadas pela inevitável cheia do rio Acre. “Esse a cheia ainda vem mais cedo”, disse o Major ao AcreNews.

A chegada mais cedo de uma provável alegação, segundo o chefe da Defesa Civil, é a quantidade de chuvas dos últimos dias. “Ou seja: nos meses de outubro e novembro choveu acima da média, mas como o solo estava muito seco, nós vimos uma seca muito severa, essa quantidade de chuva foi absorvida pelo solo, não deixando chegar na calha dos rios. Contudo, no início do mês de dezembro, aumentou muito, mas muito significativamente a quantidade de chuva. No dia 15 de dezembro tinha chovido o previsto para todo o mês de dezembro e aí não tá chovendo mais como choveu em outubro e novembro, que era em áreas isoladas ou então na região de Rio Branco. Agora nós temos uma unificação de chuvas na bacia toda do rio Acre e também na bacia toda que entra no Peru e na Bolívia. Então a quantidade de chuvas que tem acontecido ao longo da bacia e encharcamento do solo faz com que essa enchente venha mais cedo”, explicou.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas