GERAL
“Com força e trabalho, Plácido de Castro prospera”, destaca prefeito Camilo no aniversário de 48 anos do município
Plácido de Castro completou neste domingo (30), 48 anos de emancipação no estado do Acre. Antes de se tornar município, a região era conhecida como Vila Pacatuba, um posto avançado que servia como depósito de seringais.
Com uma população estimada em 17.127 habitantes em 2024, segundo projeções do IBGE, a cidade possui uma área territorial de 1.952,53 km², resultando em uma densidade demográfica de 8,48 habitantes por km². O município registra ainda uma taxa de escolarização de 93,6% entre crianças de 6 a 14 anos e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,622.
O prefeito Camilo da Silva (Progressistas) destacou a importância do desenvolvimento do município ao longo dos anos. “Com força e trabalho, Plácido de Castro prospera”, afirmou.
Criado em 1976, Plácido de Castro recebeu esse nome em homenagem a José Plácido de Castro, líder da Revolução Acreana e figura central na incorporação do território acreano ao Brasil. Sua atuação, ao lado de figuras como o Barão do Rio Branco e Assis Brasil, foi determinante para a assinatura do Tratado de Petrópolis, que consolidou a anexação do Acre ao país e garantiu o direito à exploração da borracha na região.
As comemorações pelo aniversário da cidade aconteceram na sexta-feira (28) e no sábado (29), com uma programação especial que incluiu o show do cantor Jadson Santos, atraindo grande público e animando a população.